Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Hotel Rural vai nascer em S. José das Matas com investimento de 2ME

Um complexo industrial em São José das Matas, freguesia de Envendos, prepara-se para acolher o Hotel Rural Flor da Mata, num investimento de reabilitação de antiga fábrica com o mesmo nome, que ali funcionou e que faz parte da história e memória daquela localidade. O investimento previsto é de cerca de 2 milhões de euros. A autarquia avançou ainda que parte do edifício deverá ser transformado em espaço museológico alusivo à antiga fábrica, por forma a preservar este legado, estando prevista a colaboração da CM Mação nesse projeto integrado na nova unidade hoteleira.

- Publicidade -

Vasco Estrela (PSD), presidente da Câmara Municipal de Mação, avançou com a informação na última reunião de Câmara, a 28 de agosto, constando na ordem de trabalhos a “Análise de pedido de apoio para reabilitação e valorização de Complexo Industrial em São José das Matas”. O edil salientou que este projeto “tem de facto potencial”.

O autarca disse que os promotores têm intenção de construir o hotel “aproveitando as instalações de uma casa história de São José das Matas” estando prevista “a reabilitação do edifício das antigas fábricas que lá existiam e transformá-lo em hotel”.

- Publicidade -

Segundo o referido na mesma reunião, a Câmara Municipal “tem acompanhado desde a primeira hora este projeto”.

“Estive no local mais do que uma vez, e uma das vezes com representantes do Turismo de Portugal a avaliarem toda a envolvente, todo o potencial que tem o projeto para efeitos de candidatura”, referiu Vasco Estrela.

Quanto à candidatura, avançou o presidente de Câmara que “está a ser programada através do Gabinete de Apoio ao Empresário” da autarquia.

Na reunião de Câmara foi aprovada uma proposta no sentido de o executivo municipal “dar algum conforto e expressar o seu entusiasmo” com o projeto.

Hotel terá espaço museológico alusivo à antiga “Flor da Mata”

Uma das ideias do projeto é poder anexar à unidade hoteleira um espaço museológico alusivo à antiga fábrica “de corantes, conservantes, do embalamento e o tratamento de todos os produtos que ali transformados para posterior comercialização”, disse o autarca.

O espaço museológico é visto com bons olhos pela autarquia, uma vez que segue na linha daquilo que a CM Mação tem vindo a defender no âmbito da preservação “da história e memória”, algo que já levou a projetos similares como a aquisição da antiga fábrica dos presuntos, em Envendos, e a reabilitação da antiga escola primária de Ortiga para transformação em núcleo museológico referente à cultura da pesca, memória e tradição daquela freguesia.

Segundo Vasco Estrela “fazia sentido que a CM pudesse associar-se a este projeto”, pelo que está em cima da mesa assunção de “parte da reabilitação de uma parte do edifício em causa, relativamente pequena”, possibilitando que a autarquia tenha um espaço museológico em São José das Matas, “preservando a realidade que ali existia e ajudando a criar uma mais valia para aquela complexo industrial”.

O modo de colaboração entre os privados e a autarquia deverá ser “consensualizado e vertido em protocolo” futuro para ficarem bem definidas as responsabilidades de cada uma das partes em colaboração neste projeto.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome