Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Financiamento de 1ME para projetos de impacto social no Pinhal Interior

O concurso Parcerias para o Impacto, uma ação do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, tem um milhão de euros para financiamento de projetos de Inovação Social que contribuam para a revitalização dos 19 municípios desta região, mais afetados pelos incêndios de 2017. O período de candidaturas para projetos inovadores que complementem as respostas sociais do território terminará no dia 28 de fevereiro.

- Publicidade -

O objetivo principal é reforçar as iniciativas de desenvolvimento deste território, criando um programa de incentivos ao desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social.

Assim, cabem neste concurso iniciativas que proponham soluções inovadoras e replicáveis, que complementem as respostas sociais de cada concelho e que visem a resolução e mitigação de problemas sociais nas áreas da saúde, educação, justiça, proteção social, inclusão e emprego, nomeadamente que combatam problemáticas como as barreiras culturais; abandono escolar; pobreza e exclusão social; isolamento; fome; exclusão digital; poluição; discriminação de género, raça ou credo; reincidência criminal; desemprego; desperdício alimentar; exclusão profissional e social de pessoas com deficiência; acesso a recursos naturais.

- Publicidade -

Aquando da apresentação deste concurso em Mação a entidades, IPSSs, e pessoas singulares, o presidente da Câmara Municipal, Vasco Estrela, referiu que a autarquia se disponibilizava na preparação das candidaturas através do Gabinete Empreendedor, por forma a facilitar e apoiar na apresentação de projetos correspondentes aos critérios estabelecidos.

Alexandra Neves, representante regional da iniciativa Portugal Inovação Social, durante a sessão de esclarecimento, junto de Vasco Estrela, presidente da CM Mação. Foto: mediotejo.net

O instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto tem em vista dinamizar a prática de investimento social, uma vez que pelo menos 30% do custo total do projeto deve ser suportado por um ou vários investidores sociais – públicos ou privados. Os restantes 70% são suportados pelo Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

Este concurso é um dos quatro instrumentos geridos pela iniciativa Portugal Inovação Social, criada no âmbito do quadro comunitário Portugal2020, traduzindo-se em quatro linhas de financiamento: Capacitação para o Investimento Social, Parcerias para o Impacto, Títulos de Impacto Social e Fundo para a Inovação Social.

A Portugal Inovação Social pretende contribuir para a dinamização de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) nas regiões Norte, Centro e Alentejo, bem como para a criação de práticas de investimento que tragam novos atores (públicos e privados) e maior escala ao financiamento da inovação social, estimulando a filantropia de impacto.

Mais informações em http://inovacaosocial.portugal2020.pt/index.php/programas-de-financiamento/parcerias-para-o-impacto-2/

Mação – Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal, faz balanço após sessão de esclarecimento sobre o programa Parcerias para o Impacto, uma ação do Portugal Inovação Social inserida no Portugal 2020.

Publicado por mediotejo.net em Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here