Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Festas de verão reinventam-se em Ortiga e Penhascoso este fim-de-semana

Este fim de semana, de 13 a 15 de agosto, voltam as festas de verão a Ortiga e Penhascoso, de forma mais restritiva, onde o take away se assume como ferramenta útil para trazer de volta a atividade e angariar receita, além das marcações, encomendas e reservas de lugares. As festas voltam essencialmente viradas para as suas povoações, trazendo ânimo e esperança de que, talvez para o ano, já se volte aos moldes anteriores, com casa cheia, bailes e concertos, atraindo não só os locais, mas também pessoas de toda a região.

- Publicidade -

Verão é sinal de convívio, festas tradicionais, tradição e bailarico. Pelo menos, assim seria se não continuássemos limitados pela pandemia de covid-19. As medidas e restrições continuam a fazer parte do dia-a-dia apesar do desconfinamento, e muitas associações locais continuam em suspenso, cancelam atividades ou, em último caso, são obrigadas a reinventar-se dentro das circunstâncias e seguindo a lei e normas das entidades de saúde.

As redes sociais são mecanismo de divulgação destas iniciativas, que pretendem trazer atividade às duas localidades maçaenses.

- Publicidade -

No caso de Ortiga, a festa começa já esta sexta-feira, dia 13, com jantar em take away a partir das 19h30 (disponível na sexta e sábado apenas), e conforme reservas efetuadas através da Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga.

No sábado, dia 14, haverá peditório pelas ruas da freguesia, a partir das 8h30, e missa pelas 18h00 em honra da padroeira, Nossa Senhora das Dores.

Dia 15, marcado encontro às 8h00 no Largo João de Oliveira Casquilho para a caminhada pela rota pedestre Ortiga Sul (PR4).

A partir das 16h00, a fechar o programa, haverá belhós e música no jardim da aldeia.

Em Penhascoso, a festa arranca no sábado, pela manhã, com a caminhada pela rota pedestre local (PR9).

Funcionará o restaurante ao ar livre e em regime take away, com abertura no sábado, dia 14, para jantar, às 19h00. Encomendas em take away deverão ser feitas até às 19h00.

No domingo também será servido almoço em take away, devendo ser encomendado até às 11h30. Ao jantar, o restaurante abre à mesma hora de sábado, e as encomendas para fora devem ser feitas até às 19h00.

A ementa é fixa: frango assado, chanfana, porco no espeto, bacalhau assado, espetadas e pipis, acompanhados por batatas fritas ou cozidas, migas ou arroz e salada. Para encomendas deve contactar-se 969 448 641 / 963 501 970.

Domingo é dia cheio, com peditório pela aldeia com atuação da Sociedade Filarmónica União Maçaense em diversos pontos, a partir das 8 horas.

Às 16h00 haverá missa em honra de Nossa Senhora do Pranto. Pelas 17h00, será inaugurado o parque infantil e o ginásio ao ar livre de Penhascoso, com bênção dos equipamentos pelo pároco local.

 

NOTÍCIA RELACIONADA:

Mação | Ciclo de caminhadas dá a conhecer percursos pedestres do concelho

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome