- Publicidade -

Segunda-feira, Janeiro 24, 2022
- Publicidade -

Mação | Estrela de Natal ilumina aldeia do Freixoeirinho num alerta para a solidão e isolamento

Desde dia 13 de dezembro há uma estrela que brilha mais do que as outras na aldeia de Freixoeirinho, na freguesia de Cardigos. Esta é uma das muitas aldeias do concelho de Mação cujos habitantes a tempo inteiro se vão contando pelos dedos das mãos, sendo certo que a população vai sendo maioritariamente envelhecida. Neste sentido, a campanha “Luzes com Presença” da Missão Continente selecionou esta terra como lugar simbólico entre outras aldeias remotas de Portugal, uma por distrito, com objetivo de alertar para a solidão e isolamento social trazidos por um território marcado pela desertificação.

- Publicidade -

Assim, numa zona estratégica da aldeia, aquela estrela-maior aquece os corações dos residentes na quadra natalícia, dizendo presente e mostrando que os residentes dos mais recônditos territórios também importam e podem assim sentir-se “um pouco mais acompanhados nesta época”.

Carlos Leitão, presidente da Junta de Freguesia de Cardigos, reconhece que esta iniciativa traz algum alento à povoação, sendo que se trata de “uma iniciativa solidária, carregada de simbolismo, que, no tempo natalício, para além de chamar a atenção para a desertificação, o esquecimento e o abandono de que o Portugal interior e rural tem sido vítima, tem o mérito, de alguma forma, de atenuar as suas consequências”.

- Publicidade -

Mais que não seja pelo mimo dado aos residentes, que se sentem escolhidos e lembrados numa campanha de âmbito nacional.

Foto: Missão Continente

De referir que esta campanha contribuiu para iluminar com a Estrela da Missão Continente cerca de 20 localidades, entre elas Souto do Brejo, em Pampilhosa da Serra (Coimbra); Álvaro, em Oleiros (Castelo Branco); Coelheira, em Figueiró dos Vinhos (Leiria); Ouguela, em Campo Maior (Portalegre); Vila Vedra, em Arruda dos Vinhos (Lisboa), Santa Margarida da Serra, Grândola (Setúbal); Jorumenha, em Alandroal (Évora); Alcaria dos Javazes, em Mértola (Beja); Cintados, em Tavira (Faro); Achada da Madeira, em S. Vicente (Madeira); Angra do Heroísmo (Açores).

- Publicidade -

A campanha “Luzes com Presença” vai mais longe, sendo que até 6 de janeiro de 2022, decorre em todas as lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super, de norte a sul do país e ilhas, através da venda de vales de 1€. O valor angariado reverte integralmente para financiar projetos de instituições com atuação nacional – SOS Voz Amiga e Cruz Vermelha Portuguesa – e mais 9 instituições de atuação local na área do combate e prevenção da solidão e isolamento social.

Foto: Missão Continente

As onze instituições selecionadas têm em comum o trabalho desenvolvido e as ações concretas “na área da prevenção e combate à solidão e isolamento social como apoio emocional especializado por telefone, apoio à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), cuidados de saúde complementares gratuitos ao domicílio, sessões de expressão plástica e musical para estimular competências cognitivas e emocionais, animais de companhia, visitas ao domicílio e acompanhamento na realização de tarefas quotidianas, entre outras atividades e formas de ajuda especializada a quem mais precisa”, lê-se no comunicado enviado à redação.

“Continua a comover-nos a solidariedade dos Portugueses e a adesão às campanhas de solidariedade da Missão Continente. Esta campanha fará certamente a diferença nos projetos destas instituições que se dedicam a combater a Solidão e o Isolamento Social, algumas de atuação mais regional e local, que fazem toda a diferença nas comunidades que apoiam. Estamos sempre conscientes da nossa responsabilidade perante a sociedade civil e atuaremos sempre em prol da melhoria das condições de vida de todos os portugueses”, refere Nádia Reis, diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente.

Foto: Missão Continente

Para ajudar, basta adquirir um vale solidário de 1€ à venda nas lojas Continente.
É também possível contribuir das seguintes formas:
• Transferência bancária para o IBAN (Santander) PT50 0018 2392 01073969 020 35 (aplicável em Transferências bancárias SEPA/Imediatas); NIB (Santander) 0018 2392 01073969 020 35 (aplicável em Transferências via ATM)
• MBWay através do nº 937 07 07 07
• Chamada de valor acrescentado através do nº 761 10 10 10

Instituições apoiadas pela Campanha ‘Luzes com Presença’:
• Associação SOS Voz Amiga
• Cruz Vermelha Portuguesa
• Centro Social N. ª Sr.ª do Extremo (Vila Pouca de Aguiar)
• Espaço T – Associação para o apoio à integração social e comunitária (Porto)
• Aldeias Humanitar – Associação de Solidariedade Social (Sernancelhe)
• Associação Mais Proximidade (Lisboa)
• ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão
• DTC Social – Doing Things to Connect
• Associação Coração Amarelo (Porto de Mós)
• CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária (S. Miguel)
• Viver de Afetos – Associação de Desenvolvimento Comunitário Câmara de Lobos Viva (Madeira)

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome