Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Espalhafitas promove sessão de cinema no Centro Cultural

O cinema está de volta à vila de Mação, com “Harmos” e “Olhares Lugares” que estarão em exibição no dia 20 de março, quarta-feira, a partir das 21h30, no Auditório do CC Elvino Pereira.

- Publicidade -

A iniciativa começa com uma conversa com António Louro, vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, seguindo-se o visionamento destas duas obras cinematográficas que convidam à reflexão e fruição do público.

Caso de “Harmos“, de 2018, coordenado por Ícaro Pintor e Tânia Duarte. Esta curta-metragem de animação conquistou prémios na Festa Mundial da Animação e do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação e veio dar visibilidade ao trabalho da Associação Palha de Abrantes e do Cineclube Espalhafitas.

- Publicidade -

Esta curta “aborda a relação do Homem com a floresta, num filme em que prevalece o cinza, o preto e o branco, e que usa poucas cores. As suficientes para ‘pintar’ a floresta e a biodiversidade da região centrada em Abrantes, num filme que procurou fugir do tema dos incêndios, uma problemática que acabou por ser “incontornável” para as crianças que construíram e ‘pintaram’ a curta de animação”.

Por outro lado, “Olhares Lugares”, de 2017, obra de Agnès Varda, “cineasta cuja visão e trabalho únicos lhe granjearam incontáveis fãs no mundo inteiro desde os anos 50 e JR, o icónico fotógrafo e muralista, com mais de um milhão de seguidores no Instagram, têm mais em comum do que se possa imaginar.

Ambos partilham uma vida apaixonada pelas imagens e como são criadas, exibidas e partilhadas. Agnès escolheu explorar a sua paixão através do cinema e do documentário, enquanto JR o faz nas suas emocionantes instalações fotográficas ao ar livre.

Quando JR, um fã de longa data, encontra Agnès na sua casa na rua Daguerre, perceberam de imediato que tinham de trabalhar juntos.

‘Olhares Lugares’ documenta essa viagem calorosa através da França rural e a amizade terna que se forja durante o caminho”, termina a nota de imprensa da autarquia.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome