Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação: Época natalícia com diversas iniciativas

São várias as iniciativas que a Câmara Municipal de Mação tem agendadas para a época de Natal no concelho que vão desde a realização da Expo-Venda de Natal, passando pela tradicional campanha de oferta de pinheiros de Natal e o concurso de montras de Natal, entre outras.

- Publicidade -

Este ano, a iluminação de Natal nas ruas da Vila de Mação chega um pouco mais tarde que os anos anteriores. “A iluminação de Natal estará disponível a partir do dia 10 de dezembro, este ano mais tarde devido a procedimentos administrativos”, explicou Vasco Estrela, presidente da autarquia local, salientando que as ruas da Vila iluminadas “representam um investimento de cerca de 4 mil euros, um pouco mais do que é habitual, mas vamos assinalar a época”.

A partir do início de dezembro, terá início a tradicional campanha de oferta de pinheiros de Natal “com a particularidade deste ano também irmos fazer esta oferta nas sedes de freguesia e não só na Vila de Mação, queremos lançar o desafio para que os comerciantes tenham à sua porta as árvores de Natal e que os munícipes tenham em sua casa os pinheiros de Natal”, salienta Vasco Estrela que recorda que estes pinheiros naturais “são cortados nas propriedades, em zonas de desbaste, onde há demasiadas árvores e que a Câmara disponibiliza gratuitamente para poder tornar esta época mais florida”.

- Publicidade -

A 8 de dezembro, pelas 17h, será inaugurada a Expo Venda de Natal,” um espaço onde vamos ter todos os artesãos do concelho que têm sempre colaborado connosco nas feiras de artesanato e já há muitos anos que temos esta iniciativa que é uma mostra daquilo que eles vão fazendo e onde as pessoas podem adquirir algumas prendas de Natal”, refere Vasco Estrela.

macao_centro cultural elvino pereira
Este ano, a Expo-Venda de Natal realiza-se na galeria do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação

Este ano, a novidade é a nova localização da Expo-Venda de Natal que vai decorrer na galeria do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, de 8 de dezembro até dia 2 de Janeiro onde os visitantes poderão encontrar os trabalhos desenvolvidos pelos artesãos e instituições de solidariedade social concelhias. A Expo-Venda de Natal poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 (aberto à hora do almoço) e aos fins-de-semana, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h30.

Concurso de presépios e montras de Natal

A par disto, a autarquia tem a decorrer o 6º Concurso de Presépios em Espaço Público, sendo que as inscrições encontram-se a decorrer até ao próximo dia 1 de dezembro. Esta iniciativa tem como objetivo desafiar Instituições de Solidariedade Social, Associações e também munícipes a título particular do concelho para a concretização de “Presépios em Espaço Público”, devendo ser bem visíveis e visitáveis pela população. Os Presépios estarão expostos de 7 de dezembro de 2015 a 8 de janeiro de 2016 por todo o concelho sendo criado um roteiro que será divulgado pelo Município de Mação. Os 10 primeiros classificados receberão prémios com valores monetários que variam entre os 275 euros (1º prémio) e os 50 euros (10º prémio).

Irá também decorrer em Mação o 6.º Concurso de Montras de Natal cujas inscrições terminam também dia 1 de dezembro.  As montras estarão expostas de 7 de dezembro de 2015 a 8 de janeiro de 2016 nos estabelecimentos aderentes em todo o concelho, sendo que este concurso destina-se a todos os comerciantes das várias freguesias de Mação cujos estabelecimentos — cafés, lojas e serviços— tenham montra e que queiram participar nesta iniciativa, sendo que o tema das montras deverá ser alusivo à Quadra Natalícia. A avaliação dos trabalhos terá em conta a criatividade; originalidade; adequação ao tema e espaço na montra; adereços utilizados; disposição dos produtos e impacto visual/harmonia de cores. Os 5 primeiros classificados receberão prémios que variam entre os 275 euros (1º prémio) e 175 euros (5º prémio).

Ainda no âmbito da quadra natalícia, no Largo dos Combatentes, em Mação, irá ser colocada uma grande árvore de Natal e estão já agendados dois concertos de Natal: um no dia 12 de dezembro, às 18h, em Mação, e o outro no dia 13 de dezembro, na Amêndoa, também às 18h, ambos protagonizados pela Sociedade Filarmónica União Maçaense.

Pelo concelho, terá ainda lugar o desfile de Pais Natal em bicicleta, organizado pela Associação do Pereiro, o presépio vivo na aldeia da Serra e o presépio de Cardigos do Sr. Martins.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome