Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Encontros Gastronómicos em Chão de Codes dão a provar sabores tradicionais (c/video)

Começaram na sexta-feira e prolongam-se até ao almoço deste domingo. A 3ª edição dos Encontros Gastronómicos da União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira decorre no pavilhão da Associação de Chão de Codes, ao som da música popular da concertina e com sabores da gastronomia local. As festas de verão já acabaram, mas se quer despedir-se à grande, com direito a degustar pratos típicos cozinhados pelas associações do concelho, então saiba que ainda pode fazê-lo. Basta ir e degustar.

- Publicidade -

Os Encontros Gastronómicos eram uma prática da freguesia de Penhascoso, antes da União de Freguesias, e foi algo que, segundo o presidente da Junta, José Fernando Martins (PS), foi deixando as pessoas “com algum saudosismo”.

Motivo que o levou a querer retomar, em conversação com as entidades e associações do concelho, mas num modelo diferente. Num sistema de rotatividade, os Encontros vão-se realizando anualmente, uma vez em Penhascoso, outra em Mação, e outra em Aboboreira, ou numa das aldeias destas localidades outrora freguesias independentes.

- Publicidade -

Foto: mediotejo.net

O mesmo sucede com as associações ou instituições envolvidas na confeção da comida servida “com qualidade”, assegurou o presidente de junta, e que se pretende que, sempre que possível, participem e variem de ano para ano.

Este ano participam o Centro de Dia de Aboboreira, a Associação Recreativa e Cultural de Chão de Codes e o Grupo Desportivo de Penhascoso, que não terão qualquer despesa. Muito pelo contrário, pois esta nova modalidade dos Encontros pretende doar 55% do custo da refeição a cada coletividade, ajudando assim a “impulsionar o associativismo e a ajudar as associações a ganharam mais algum dinheiro para poderem desenvolver os seus planos de atividades anuais”.

Já a ementa varia entre Bacalhau e a Carne de Porco à Lagareiro, mas no sábado foram reis do menu as Migas com Grelhada, Bacalhau e Chanfana. Este domingo, Cozido à Portuguesa e o tradicional Frango no Churrasco farão as delícias dos participantes.

Foto: mediotejo.net

A entrada funciona em pré-pagamento, sendo o custo com tudo incluído de 13 euros por pessoa e oito euros para os mais jovens. As crianças até aos 5 anos não pagam refeição.

Ponto assente é que não faltará lugar à mesa a quem queira participar à última hora, e comida igualmente, que é feita sempre a pensar naqueles que poderão vir sem se terem inscrito anteriormente.

Mas o mote é “desperdício zero”, pois havendo sobrantes das refeições confecionadas, estes são distribuídos pelas IPSSs da União de Freguesias, que já ficam sobre aviso para mudanças de ementa de última hora. “E os utentes ficam todos contentes quando isto acontece, porque é comida tradicional e típica, e é um mimo para eles”, termina José Fernando Martins.

 

Ler mais:

Mação | Boa comida e música na 3ª edição dos Encontros Gastronómicos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome