Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Empresário quer investir 2 milhões em projeto de avicultura

Incluído na Ordem de trabalhos da reunião de executivo camarário desta quarta-feira à tarde, o ponto 12, referente a Análise e eventual deliberação sobre Carta de Intenção de Investimento, levou à divulgação do interesse de um empresário da área da avicultura, natural de Ourém, em fazer um potencial investimento no concelho de Mação. Vasco Estrela, presidente da CM Mação, referiu confirmar este interesse, bem como a vontade da autarquia em ajudar na fixação deste investimento. Trata-se de um projeto que representa um valor de cerca de 2 milhões de euros.

- Publicidade -

Este investimento representa a criação de 3 postos de trabalho diretos, inicialmente, abrindo ainda 15 postos em trabalho sazonal. “Estamos a falar numa área total, entre área coberta e descoberta, de cerca de 8 mil metros quadrados que são necessários para a criação de uma produção intensiva de frangos, na casa das 960 mil aves por ano”, confirmou o edil sobre a intenção dos investidores.

A CMM sugeriu que o projeto possa estabelecer-se em cinco lotes de terreno disponíveis na zona industrial de Ortiga, entendendo que “respondem às necessidades do empresário em causa”. Uma vez que estes terrenos têm como titular a Junta de Freguesia, este terá de ser um acordo entre ambas as partes, que articule a eventual compra/venda do terreno. “Já tive oportunidade de falar com o presidente de Junta de Ortiga, que numa primeira abordagem me pareceu ter dado toda a abertura para esta hipótese. Teremos agora de avaliar, ver se as coisas avançam ou não avançam, bem como fazer os estudos de impacto ambiental, mas era importante que nesta primeira fase a Câmara dissesse se veria ou não com bons olhos esta iniciativa, porque pensamos nós que pode ser importante para o concelho”, disse.

- Publicidade -

Para Vasco Estrela este poderá ser um bom sinal para a economia local, no sentido de ser chamariz de outros investimentos, tendo referido que “tudo ponderado, será uma mais-valia para o concelho se se chegar a concretizar”.

O autarca mostrou-se meio apreensivo, uma vez que considera que estas questões “não se controlam”, esperando desfecho positivo e mostrando-se disponível para apoiar ao longo do processo. “Nós, Câmara, tudo faremos para criar as condições necessárias para instalação naquele local”

“A Câmara foi contactada, por amigos comuns, no sentido de fazerem este investimento. As pessoas em causa estavam indecisas entre Mação e outros locais, e portanto, houve aqui esta conversa preliminar, em que a CMM, na minha pessoa, mostrou desde logo abertura, e hoje quis validar este meu estado de espírito em reunião de Câmara, que por unanimidade entendeu que poderia ser um bom investimento para o município”, contextualizou.

A zona industrial de Ortiga, explicou Vasco Estrela, não tem sido tão viabilizada quanto o desejável, e “tem alguns terrenos ocupados por uma fábrica de postes de eletricidade que lá existiu durante vários anos, neste momento não está a laborar, mas são ainda donos do terreno. Portanto, os outros lotes remanescentes nunca sequer foram devidamente infraestruturados por nunca ter havido sinalização de nenhuns interessados”, explicou. Deste modo, havendo esta sinalização de intenção dos investidores, a autarquia compromete-se a tratar das infraestruturas necessárias para a instalação da empresa, para além de disponibilizar um conjunto de incentivos para os empresários.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome