Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Maio 14, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Emoções fortes em noite solidária da Orquestra do Exército (c/ fotos e vídeos)

O largo está cheio, a esplanada repleta, o calor agradável de início de noite convida ao convívio entre miúdos e graúdos. Todos acabarão por rumar ao Cine-teatro, expetantes quanto ao concerto solidário prometido pela Orquestra Ligeira do Exército, para apoiar este concelho que viu 80% da sua área ardida nos incêndios do ano passado. À hora, com pontualidade militar, os músicos ocuparam os seus lugares. Estava tudo a postos para uma noite de emoções fortes, de homenagens e memórias, mas, acima de tudo, de gratidão.

- Publicidade -

A população encheu a sala muito rapidamente e as faixas etárias presentes eram muito abrangentes. Do mais sereno idoso à mais enérgica criança, a comunidade maçaense vestiu a camisola e veio assistir ao momento solene oferecido para atenuar o sofrimento passado num concelho que voltou a ser fustigado pelas chamas nos incêndios devastadores de 2017.

Após uma tarde de Juramento de Bandeira, o Chefe de Estado-Maior General Rovisco Duarte e o Comandante do RAME, Coronel César Reis, juntaram-se ao presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, bem como aos vereadores do executivo municipal, membros da Assembleia Municipal e demais representantes das entidades e instituições concelhias.

- Publicidade -

Foto: mediotejo.net

Em palco, já aos comandos (como quem diz, na direção musical), o maestro Sargento-Chefe Cândido Ameixa. Tudo a postos para um repertório diverso, com temas bem conhecidos da música portuguesa, nomeadamente o fado de Mariza “Gente da Minha Terra” e “Rosa Branca”, sendo que o primeiro tema foi dedicado às vítimas dos incêndios. Amy Winehouse, Michael Jackson, Bruce Springsteen, Queen, Bruno Mars, foram alguns dos nomes cujos temas incorporaram os medleys do concerto, desempenhados com uma performance animada, divertida e numa sincronização quase perfeita das vozes deste espetáculo.

Mação – Início do concerto solidário com Orquestra Ligeira do Exército @ Cineteatro

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 24 de Abril de 2018

Os vocalistas Ana Sousa, Alice Costa e João Campos levaram o público a interagir, e parcos foram os momentos em que não houve um longo, forte e sentido aplauso de reconhecimento na transição entre músicas. E quem diria que o público maçaense conseguiria surpreender os vocalistas desta “grande banda” ao cantar alto e bom som, quando estendido o microfone à plateia, “I Want It All/ I Want It All / and I Want It Now”, dos Queen.

Foto: mediotejo.net

Momento ainda para um reconhecimento, a fechar a noite, para a Sociedade Filarmónica União Maçaense, com o tema vencedor da Eurovisão, “Amar Pelos Dois” de Salvador Sobral, numa interpretação suave e emotiva, guiada pelas cordas do violino.

Vasco Estrela, autarca maçaense, não deixou de se dirigir ao palco, sendo automaticamente interrompido nos primeiros segundos do seu discurso por forte aplauso e ovação por parte dos presentes. Entregando lembranças à Orquestra (onde não faltou o belo presunto a representar a iguaria tipicamente maçaense) e agradecendo o momento e a alegria proporcionados à sua comunidade, o autarca mostrou-se visivelmente sensibilizado e grato.

Mação – Tema dedicado às vítimas dos incêndios do verão passado. concerto solidário com Orquestra Ligeira do Exército @ Cineteatro

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 24 de Abril de 2018

“É com satisfação e com emoção que percebemos que há solidariedade, que há pessoas que se preocupam com o bem-estar dos outros, que tiveram este gesto para com este concelho… muitas vezes sentimos falta de gestos como este”, referiu o presidente da Câmara de Mação, agradecendo à Orquestra Ligeira a sua presença, mencionando que o dia “24 de abril de 2018 ficará na memória dos presentes” como sendo um gesto “dos que ficam e marcam”.

Foto: mediotejo.net

Vasco Estrela deixou ainda a indicação para que os militares, “cada vez que ouvirem falar em incêndios, peçam e rezem para que não volte a acontecer o que aconteceu em 2017”.

Foi uma noite bonita. De afetos e reciprocidade. Memorável para as gentes de Mação.

Mação – parte final do concerto solidário com Orquestra Ligeira do Exército @ Cineteatro

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 24 de Abril de 2018

Espreite a fotogaleria desta noite solidária:

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome