Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Duarte Marques alerta Ministro das Infraestruturas para perigo na  EN244

O deputado do PSD Duarte Marques questionou o Ministro Pedro Marques sobre a falta de  investimento da Infraestruturas de Portugal, SA no concelho de  Mação, em particular na EN244 que liga as aldeias de Chão de Lopes e  Chão de Codes.

- Publicidade -

Na pergunta endereçada ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, o deputado social-democrata referiu que “recentemente a Câmara Municipal de Mação veio alertar para o elevado  estado de degradação da Estrada Nacional 244, em particular do troço  que liga as localidades de Chão de Lopes e Chão de Codes ambas no  concelho de Mação, distrito de Santarém”.

Diz ainda o deputado que “segundo a avaliação da autarquia, bem como relatos de utilizadores  frequentes desta via, existe um alto nível de perigosidade devido a abatimentos em metade da sua faixa de rodagem. Há já vários anos que  este perigo tem sido sinalizado pela autarquia que tem procurado  minimizar os danos numa via que não é da sua responsabilidade direta”, sublinha.

- Publicidade -

Duarte Marques recorda que “em 2014 foi ultrapassado um diferendo entre a autarquia  de Mação e a Infraestruturas de Portugal sobre jurisdição deste  mesmo troço da EN244. Ficou então clarificado que seria a IP a  responsável pela manutenção da estrada referida”.

Segundo informação divulgada pelo autarca de Mação, Vasco Estrela, a  “Câmara tomou algumas medidas de contenção relativamente à questão,  para evitar males maiores. Fizemos um alargamento da via para  permitir uma passagem mais segura, colocámos baias de segurança,  sinalizámos a estrada.”

Em declarações feitas ao jornal regional MedioTejo.net  <http://mediotejo.net/> o mesmo autarca lembrou que num passado  recente “um proprietário foi indemnizado, tendo recorrido a  tribunal, devido ao desmoronamento de terras que provocou o  abatimento da via”.

O deputado considera que “esta situação de elevada perigosidade se arrasta há demasiados anos, sendo urgente uma solução adequada”.

Duarte Marques questiona se “o Governo tem conhecimento da situação acima descrita, que medidas pretende o Ministro do Planeamento e das  Infraestruturas desenvolver para resolver a situação de perigo  eminente da EN 244 no troço desta estrada que faz a ligação entre  Chão de Lopes e Chão de Codes no concelho de Mação e qual o planeamento de intervenções da IP.SA previsto para o  concelho de Mação nos próximos dois anos”.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome