Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Deputados do PSD questionam Governo sobre resultados de inquérito aos fogos de 2017

Os deputados do PSD eleitos por Santarém, Duarte Marques, Nuno Serra e Teresa Leal Coelho, questionaram na sexta-feira o Ministro da Administração Interna sobre os resultados do Inquérito da Inspeção Geral (IGAI) aos incêndios de Mação de julho de 2017.

- Publicidade -

Na pergunta dirigida ao Governo, Duarte Marques refere ser “desejável conhecer o resultado de um inquérito que foi decidido já em 2017 e do qual”, afirma, não é conhecido ainda qualquer resultado. “O desvio de meios corrido nos fogos de Mação é gravíssimo e não podemos deixar que este assunto seja esquecido pelo tempo”, afirmam os deputados do PSD.

O PSD lembra que, “neste despacho, o Secretário de Estado da Administração Interna solicitou uma avaliação às condições atmosféricas, à evolução e progressão do incêndio, à tragédia operacional de combate e aos meios envolvidos, especificando em particular os que foram utilizados no concelho de Mação”.

- Publicidade -

Nesse sentido, e “decorrido mais de um ano após a referida ocorrência e não tendo sido ainda divulgado o relatório de auditoria por parte da IGAI”, os deputados do PSD solicitaram o envio do relatório de auditoria da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) sobre o apuramento de responsabilidades no incêndio ocorrido em Mação, em julho de 2017, e que consumiu cerca de 18 mil hectares de floresta, atingiu 14 casas de primeira habitação, total ou parcialmente, e obrigou à evacuação de cerca de 30 aldeias, além de dez pessoas feridas e inúmeros bens destruídos.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome