Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Ciclo de caminhadas dá a conhecer novos percursos pedestres do concelho

A Associação Rotas de Mação e as associações locais do concelho estão a promover um ciclo de caminhadas nos novos percursos pedestres, dando a conhecer o território em contacto com a natureza e lugares recônditos e bem guardados, autênticos postais e pequenos paraísos à espera de serem desvendados. Depois da estreia com caminhadas em Penhascoso, Ortiga, Casas da Ribeira e Zimbreira, chega este fim de semana, dias 28 e 29 de agosto, a vez da envolvente às aldeias de Cardigos e e Chão de Lopes.

- Publicidade -

Nestas caminhadas pelo património histórico e natural, passando pelos costumes e tradições de outrora, será possível encontrar cascatas e lagoas de águas límpidas, atravessando levadas e bosques, percorrendo caminhos que só os antigos sabiam de cor sem recorrer a mapas ou marcações. Uma oportunidade para embarcar numa viagem guiada, com apoio dos membros das Rotas de Mação e voluntários locais.

Esta é uma parceria que a associação Rotas de Mação há muito desejava pôr em prática, dando a conhecer e dinamizando os percursos pedestres marcados e homologados do concelho, mas os sucessivos confinamentos e o agravar da pandemia adiaram a ideia.

- Publicidade -

Assim, arrancou a meio de agosto um périplo com caminhadas por todas as freguesias, começando pelas caminhadas de verão em Penhascoso e Ortiga, no fim de semana de 14 e 15 de agosto, em que – em tempos ditos normais – decorreriam as festas tradicionais de verão nas duas localidades. No fim de semana de 21 e 22 de agosto as caminhadas passaram pelas Casas da Ribeira e Zimbreira, respetivamente.

Sob o mote “Caminhar pelas Montanhas Azuis. Descobrir os seus encantos, os seus cheiros, os seus aromas, o seu Coração”, estão já confirmadas estas seis caminhadas, mas as Rotas de Mação esperam chegar às 14.

Para já, os interessados em participar nas primeiras caminhadas da iniciativa, devem ter em conta a organização de cada uma e a informação distinta para inscrições.

Para inscrições deve contactar-se as Rotas de Mação (geral@rotasdemacao.pt / 939420527). Esta iniciativa da Associação Rotas de Mação conta com o apoio das associações locais do concelho, das juntas de freguesia e Município de Mação.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome