- Publicidade -

Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Mação | Caminhada noturna percorre o coração da vila este sábado

A Associação Rotas de Mação, com uma série de parceiros, promove uma caminhada noturna no próximo sábado, 20 de novembro, pelas 20h30, com partida e chegada no Largo dos Combatentes, na vila de Mação, junto ao Cine-Teatro. A iniciativa estava inicialmente prevista para 30 de outubro mas foi adiada devido à previsão de mau tempo.

- Publicidade -

Segundo a organização, no dia 20 de novembro, irá festejar-se os 430 anos da Igreja Matriz da vila, estando já cerca de 110 participantes inscritos da caminhada, que percorrerá o coração de Mação.

O evento é gratuito, mas carece de inscrição obrigatória, integrando o ciclo de Caminhadas de Outono da Associação Rotas de Mação (ARM).

- Publicidade -

Nesta noite será percorrida a Rota da Matriz e Capelas de Mação, numa evocação aos antepassados. “A caminhada permitirá aos participantes desfrutar de uma noite de reflexão interna. A tranquilidade da noite cria em si mesma, aquela fase do dia que nos ajuda a desligar. Iremos visitar um conjunto de templos religiosos da Vila de Mação, que estarão abertos durante esta noite”, refere a ARM.

A concentração acontece pelas 20h30, arrancando a caminhada pelas 21h00. Terá uma distância de 2 km, sendo de dificuldade fácil – prevê-se que demore 90 minutos. O ponto de menor altitude será o Jardim dos Peixinhos/Jardim Municipal, enquanto o ponto de maior altitude será o Calvário.

Os participantes devem utilizar colete refletor, sendo requisito obrigatório, estando proibida a utilização de luzes, seja de lanterna ou telemóvel.

Haverá acompanhamento pela GNR Mação, bem como pelos Bombeiros, forças parceiras desta iniciativa.

Haverá ainda guias de caminhada, quer da Associação Rotas de Mação, quer de alunos do Curso de Turismo do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Mação (AEVH), que darão palestras sobre as capelas, ficando o pároco Amândio Mateus responsável pela palestra alusiva à Igreja Matriz.

Para inscrições deve contactar-se a página de Facebook das Rotas de Mação, via Messenger, ou utilizar-se o email geral@rotasdemacao.pt, indicando primeiro e último nome dos interessados em participar.

PERCURSO:

– Largo dos Combatentes (Início)
– Capela do Espírito Santo
– Igreja Matriz de Mação
– Capela de São Bento
– Capela Mártir São Sebastião
– Capela do Calvário
– Largo dos Combatentes (Final)

São parceiros da iniciativa o Município de Mação, a União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira, o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Mação, Zen Family – Casas dos Sonhos (Casas da Ribeira – Mação), GNR, Bombeiros Voluntários de Mação e Paróquia de Mação.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome