Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Camila Osório apresenta “memórias gastronómicas” entre Mação e Pelotas

Na passada quinta-feira, 8 de novembro, foi apresentado o trabalho “Memórias Gastronómicas da Pesca” que Camila Osório desenvolveu entre Pelotas, no Brasil, e Mação, no âmbito do seu estágio de final de curso.

- Publicidade -

O trabalho de investigação de Camila Osório incidiu sobre a memória social da gastronomia de base pesqueira na Freguesia de Ortiga, Mação, Portugal e na Colónia de Pescadores Z3, Pelotas, Brasil.

Para Camila Osório não sendo um estudo comparativo, o projeto busca ampliar o entendimento sobre as nuances, práticas, relações sociais e características culturais e económicas associadas à memória gastronómica pesqueira no Brasil e em Portugal, buscando ainda o desenvolvimento de uma colaboração científica em estudos sobre memória social e património cultural entre o Museu de Arte Pré-Histórica de Mação (Instituto Politécnico de Tomar) e o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

- Publicidade -

Este estágio, como outros que Mação acolhe de alunos estrangeiros, decorreu no âmbito de um protocolo do Instituto Terra e Memória (ITM) com a Universidade Federal de Pelotas – Brasil.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome