Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Câmara vai atribuir 18 bolsas de estudo a estudantes universitários

As candidaturas para atribuição de novas Bolsas ou renovação das Bolsas de Estudo para alunos do Ensino Superior vão decorrer entre 1 de setembro e 15 de outubro de 2018, nos Serviços da Câmara Municipal. O executivo camarário aprovou a atribuição de 18 bolsas na reunião pública de quarta-feira, dia 22.

- Publicidade -

Vasco Estrela (PSD), presidente da Câmara de Mação, explicou que fica estabelecido “o limite de 18 bolsas de estudo para os estudantes universitários do concelho de Mação”. As bolsas de estudo representam a atribuição de 150 euros mensais durante 10 meses por ano, o que perfaz um total de 1500 euros anuais.

Entre os requisitos constantes no regulamento para candidatura consta o facto de “os alunos terem, obviamente, de estar matriculados no ensino superior, serem residentes no concelho e estarem recenseados, o aproveitamento, a idade do aluno, a distância do local de residência à própria universidade, bem como um conjunto de critérios que privilegiam os agregados familiares com menores recursos financeiros”, lembrou o autarca.

- Publicidade -

As Bolsas de Estudo representam uma das políticas do executivo municipal no apoio à educação através da ação social, entendendo o autarca que o balanço é positivo e “as coisas têm corrido bem” desde a sua implantação no ano letivo 2007/2008.

“Seguramente, para muitos, foi essencial o apoio da Câmara de Mação [para prosseguirem estudos ou concluí-los no ensino superior]”, disse Vasco Estrela, acreditando que “os municípios também existem para isso e cada vez mais temos de ter este tipo de preocupações e perceber o contexto socioeconómico do concelho”, disse.

Foto: mediotejo.net

Ainda assim, o autarca não deixou de lamentar que “a esmagadora maioria dos jovens não possam ter sido aproveitados para estar no concelho ou até na região, a maioria vai e não volta. Acontece aqui e praticamente em todos os concelhos da região e é um problema que temos”, referiu, aludindo à fraca capacidade do tecido empresarial no sentido de poder “absorver uma parte dos jovens que anualmente saem dos estabelecimentos de ensino superior”.

“Estamos a ajudar as famílias, os munícipes a adquirirem ferramentas para o seu futuro. Estamos a tentar que as pessoas sejam mais felizes, se os jovens forem felizes, os seus pais e avós que cá ficam também o serão. Fica esse consolo. Agora, aquilo que eu gostava, e acho que todos os autarcas, era que o seu saber pudesse ser aplicado no seu concelho”, refletiu.

O Boletim de Candidatura, bem como o Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo de Mação, onde constam os documentos obrigatórios a entregar para análise do processo e seleção dos candidatos, estão disponíveis para impressão em www.cm-macao.pt, na secção de Regulamentos, ou na receção do edifício dos Paços do Concelho.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome