Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Câmara e JF Envendos chegam a acordo para conclusão da piscina

Após meses de impasse e alguma controvérsia sobre a conclusão da zona de lazer e piscina de Envendos, tendo o presidente da JF Envendos, João Luís Pereira (PS) alertado para “dificuldades financeiras” que impediam a conclusão da obra em causa, levando a um “pedido de resgate” junto da CM Mação, as duas partes chegaram finalmente a acordo. Foi aprovado por unanimidade, na sessão de Assembleia Municipal de dia 26 de abril, um novo protocolo/acordo de execução que prevê o investimento comparticipado para a finalização do projeto iniciado no anterior mandato de executivo PSD. O investimento previsto está na ordem dos 60 mil euros.

- Publicidade -

Na apresentação do ponto da ordem de trabalhos, Vasco Estrela, autarca maçaense, referiu que “esta proposta reflete na íntegra aquilo que eu aqui sempre disse, nesta Assembleia Municipal, e que era para mim ponto de honra, que era a repartição de custos igual àquela que aconteceu no passado”.

Deste modo, 59.900,45 euros é o valor total destinado a esta fase final da obra, que será comparticipada pela autarquia num valor de 41.930,32 euros. À Junta de Freguesia de Envendos cabe a fatia correspondente a 17.970,13 euros.

- Publicidade -

António Louro, vice-presidente da CM Mação, e que tem acompanhado de perto o processo, referiu que o primeiro protocolo “contemplava basicamente a construção de um edifício que existia no local, destinado a servir como infraestrutura de apoio onde existe instalações para o funcionamento de um bar, algumas arrumações e a parte de instalações sanitárias. Assim como a piscina e respetivos equipamentos”.

Porém, o investimento inicial já se demonstrava insuficiente para a finalização do projeto. “Trata-se de uma área bastante grande (…) desde muito cedo se tornou claro que, para a obra ficar completa, necessitaria de um investimento adicional. Aquilo que se pretende é ajardinar melhor a envolvente à piscina, é criar os circuitos de utilização para as pessoas utilizar em termos de pavimentos,o reforço dos serviços de apoio com a criação de um telheiro e grelhador similar àquele que temos noutros equipamentos desta natureza, iluminação exterior do espaço”, explicou, justificando que “é com vista à melhoria das condições de toda a obra, que se pretende reforçar o investimento”, havendo manutenção das taxas de comparticipação das duas entidades, à semelhança do protocolo original.

José António Almeida (PSD) referiu, em nome da bancada social-democrata, “concordar na plenitude com a assinatura deste protocolo, por um motivo fundamental: havia aqui uma situação que, politicamente, podia ser melindrosa. É um processo que passa por dois executivos de freguesia eleitos por partidos diferentes, um deles com proximidade ao executivo principal, o outro não tão próximo” (…) destacando o “cuidado de tratar  exatamente igual os dois executivos de duas cores diferentes” e a “honestidade que [o executivo municipal] pôs no processo”. O ponto fora aprovado por unanimidade.

Zona envolvente à piscina, que ainda se encontra por concluir, e que motivou queixas do atual presidente de Junta, alegando falta de capacidade financeira para a sua conclusão. Foto: mediotejo.net

Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Envendos, João Luís Pereira (PS), manifestou o seu agrado no final da Assembleia, participando no período de intervenção do público, e dirigindo-se ao executivo da CMM e Assembleia municipal, congratulando-os “pela atitude que tomaram em relação a um assunto, que depois de ter passado trovoada, os raios e os coriscos, chegou-se à melhor forma e ao melhor consenso. Isso é que é o mais importante”, reforçou, mostrando-se grato pela aprovação unânime e prometendo “festa de arromba” aquando da inauguração da obra totalmente concluída.

O social democrata Vasco Estrela, presidente da CM Mação, não deixou, ainda assim, de relembrar que “cada um fez a sua parte, a Junta de freguesia fez a sua parte também (…) e fica bem agradecer a cooperação das pessoas presentes, com vontade, compreensão e bom senso as coisas resolveram-se. Relativamente à inauguração de arromba, e uma vez que o senhor presidente precisa de dinheiro da CM Mação, esse é outro assunto. A seguir é ver como se vai materializar o acordo e onde é que o dinheiro vai ser disponibilizado, a não ser que a Junta avance com o dinheiro”, alertou.

Recorde-se que o investimento inicial previsto no primeiro protocolo com a Junta de Freguesia no mandato anterior, presidido por Joaquim da Silva (PSD), foi de 130 mil euros, com comparticipação de 90 mil euros pelo município.

Após tomada de posse do novo presidente de Junta, João Luís Pereira (PS), este entendeu não ter reunidas condições para conclusão da obra por não ter capacidade financeira para o fazer. A CMM recusou assumir o custo total da obra, e o assunto foi muito debatido nomeadamente pelo facto de a obra ter sido inaugurada em outubro de 2017 encontrando-se inacabada pelo anterior executivo PSD.

Também à data da aprovação do protocolo/acordo de execução para construção da piscina e área de lazer, na sessão de Assembleia Municipal de 27 abril de 2017, proposta pelo executivo liderado por Joaquim da Silva (PSD), a bancada socialista levantou algumas dúvidas sobre a pertinência da obra, referindo-se existir “timing eleitoral” na sua execução, e resultando numa aprovação por maioria, com 8 votos contra do PS.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome