- Publicidade -

Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
- Publicidade -

Mação | Bicentenária Feira dos Santos de regresso à vila

Mação prepara-se para acolher mais uma edição da tradicional Feira dos Santos, tendo em conta a reposição do feriado do dia 1 de novembro. A bicentenária Feira dos Santos vai então realizar-se este ano numa quarta-feira, ano em que completa 217 anos de existência.

- Publicidade -

A Feira dos Santos, segundo o município de Mação, foi criada em 1800 sendo, por isso, a mais antiga do concelho e uma das mais conhecidas da região, sobretudo pela variedade de produtos que oferece, e pela falta evidente que fazia não só aos maçaenses, mas aos concelhos limítrofes, tendo-se afirmado de tal forma que, mais de dois séculos depois, continua a ser uma das maiores da região.

O certame caracteriza-se pela variedade na oferta contando com espaços distintos e específicos de venda ao longo das ruas, dando a Mação uma dimensão, um movimento e um colorido únicos e diferentes do habitual.

- Publicidade -

Junto ao Jardim Municipal vendem-se os cereais, os frutos secos e os cestos de vimes; no centro histórico, as latoarias, as árvores de frutos, as flores, os queijos, os oleados, os panos para a apanha da azeitona e outros utensílios para fins agrícolas. Na parte mais nova da Vila, no denominado Largo da Feira, tem lugar a feira como a conhecemos hoje em dia, a jeito de mercado.

No Largo dos Bombeiros Voluntários de Mação encontra-se equipamento diverso, desde utensílios agrícolas a tratores e outros acessórios. Destaque para a recriação de um mercado à moda antiga, numa tenda montada para o efeito, junto ao Largo dos Combatentes, onde Associações, Instituições de Solidariedade Social e Escolas apresentam bancas recheadas de produtos caseiros, artesanais e agrícolas, fazendo a ponte entre os vários pontos da Vila por onde se estende a Feira. Neste espaço há muita procura dos tradicionais Bolos dos Santos, broinhas, pão caseiro, legumes, ervas aromáticas e muito mais.

No antigo Quartel dos Bombeiros terá ainda lugar a habitual Feira de Artesanato e, à semelhança de anos anteriores, haverá animação nas ruas durante o dia cujo programa será posteriormente divulgado pela autarquia.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome