Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Bandeira Azul é hasteada esta sexta-feira na praia fluvial do Carvoeiro

A Bandeira Azul, a bandeira de Praia Acessível e a de “Praia com Qualidade de Ouro” vão ser hasteadas na praia fluvial do Carvoeiro, no concelho de Mação, esta sexta-feira, dia 10 de julho, pelas 16:30. O espaço balnear, restringido este ano à utilização de 300 pessoas em permanência, conseguiu obter estes galardões, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Quercus, respetivamente.

- Publicidade -

A Praia Fluvial de Carvoeiro, concelho de Mação, ganhou pelo 14ª ano a Bandeira Azul, um galardão que é sinónimo de qualidade e excelência, e simboliza o trabalho e investimento avultado da autarquia maçaense na manutenção daquele espaço frequentado todos os verões por centenas de pessoas.

“Acho que somos a praia do Interior do país que há mais anos consecutivos ergue a Bandeira Azul, e isso deve-se ao enorme esforço que temos feito, e este ano não será exceção”, garantiu o presidente da Câmara, Vasco Estrela (PSD), dando conta das limitações e cuidados a ter devido à pandemia.

- Publicidade -

“Temos todos, enquanto sociedade, de trabalhar em conjunto para evitar problemas” e por isso, faz um “duplo apelo”, pedindo que as pessoas “venham, mas que respeitem as indicações e limitações que vamos ter de respeitar, e em boa verdade, temos estado a respeitar há vários meses”.

Recorde-se que a distinção com Bandeira Azul representa um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios do Programa Bandeira Azul. Estes estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

A praia fluvial do Carvoeiro dispõe de vários equipamentos, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, e estacionamento. Está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças, e tem cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida, bem como rampas de acesso aos patamares superiores.

A Praia Fluvial de Carvoeiro localiza-se a cerca de 25 minutos de Mação, e situa-se na localidade de Carvoeiro. Costuma receber visitantes de toda a região e do país, e é um espaço apetecível para reunir com a família e deixar as crianças brincarem e correrem à vontade. Destaca-se pelo seu enquadramento natural, que lhe confere grande tranquilidade e cujas infraestruturas estão adaptadas à envolvente florestal, permitindo contacto muito próximo com a fauna e flora.

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome