Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação: Autarquia inaugura Casa das Associações de Desenvolvimento do concelho

Foi inaugurada esta sexta-feira a nova Sede de Associações de Desenvolvimento do concelho de Mação, um investimento de 300 mil euros por parte da autarquia e cuja cerimónia contou com a presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa.

- Publicidade -

O presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, para além de dezenas de representantes de várias entidades da região, autarcas e das associações concelhias, associaram-se a um momento festivo e que implicou a reestruturação de um edifico devoluto no casco histórico da vila, um espaço de trabalho agora requalificado e modernizado, e que confere melhores condições de trabalhos aos técnicos e ao público que usufrui do mesmo.

No auditório do piso térreo, Vasco Estrela cumprimentou e agradeceu a presença de todos afirmando ser “fundamental seguir uma estratégia local de desenvolvimento que aposte, como neste caso, na reabilitação de património que se encontrava degradado e em dar mais vida à zona histórica da vila”.

- Publicidade -

“Estão aqui reunidas associações que tratam de 3 dos vetores estratégicos do recém apresentado Plano de Desenvolvimento Estratégico de Mação, pelo que pensamos serem estas boas práticas de qualificação territorial, afirmação de identidades, trabalho em rede e elevação do potencial dos produtos endógenos do concelho e do seu território”, disse o autarca, referindo que “as associações de desenvolvimento que têm agora sede neste espaço já o mereciam. As instalações onde funcionavam estavam obsoletas, sendo que este espaço dignifica o importante trabalho que desenvolvem”, vincou.

A presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa, elogiou todo o trabalho ali desenvolvido e manifestou sentir-se “satisfeita por ver em Mação uma boa aplicação de fundos europeus do Plano Operacional Regional do Centro”. Sublinhou ainda “as enormes potencialidades dos territórios de baixa densidade que necessitam sobretudo de estratégias e de trabalho em rede”.

Este projeto da Câmara Municipal surgiu com o objetivo de centralizar o atendimento e serviços prestados pelas Associações de Desenvolvimento do Concelho de Mação.

Em nota de imprensa, a autarquia refere que a nova Sede de Associações, localizada na Rua do Adro, junto à Igreja Matriz de Mação, “consistiu numa reabilitação global, onde se integra a fachada existente sem por em causa a identidade do conjunto urbano da malha consolidada”, do centro histórico de Mação.

No interior apresenta-se um moderno espaço de trabalho, constituído interiormente por três pisos interligados entre si. Nas novas instalações funcionam agora os serviços do GEMA – Gabinete Empreendedor de Mação; AFLOMAÇÃO – Associação de Produtores Florestais de Mação; MELBANDOS – Cooperativa de Apicultores do Concelho de Mação; ACRIPINHAL – Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal e AMARMAÇÃO – Associação de Desenvolvimento do Concelho de Mação.

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here