Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Autarquia aumenta apoio ao associativismo com dotação anual de 60 mil euros

A Câmara Municipal de Mação aumentou a dotação anual para apoio à atividade regular das associações, conforme já havia sido anunciado pelo autarca Vasco Estrela. Em causa, o aumento da dotação anual total para 60 mil euros, que inclui atribuição de um subsídio de 270 euros a cada associação, um valor fixo que funciona como incentivo à manutenção de atividade das coletividades, realizem ou não iniciativas. Esta decisão surge em tempo de pandemia, com a maioria das coletividades paradas e com necessidade de fazer face a despesas correntes mesmo sem entrada de receita. A autarquia, sensível a esta situação, ponderou os apoios com os dados de atividade de 2019 como referência.

- Publicidade -

Em causa estão os apoios ditos regulares, que encerram uma dotação anual de 60 mil euros, no total, mais 15% do que o habitualmente concedido pela autarquia.

Segundo o presidente da Câmara, Vasco Estrela, este aumento deve-se também a terem sido criadas novas associações, e que terão agora valor.

- Publicidade -

“Tivemos por referência os valores de 2019, os únicos onde temos dados efetivos daquilo que foi o trabalho desenvolvido pelas associações, uma vez que em 2020 e 2021 não há qualquer tipo de atividade dinamizada”, refere.

“A Câmara pretende dar sinal de que não é pelo facto de a pandemia de covid-19 impedir atividade que não merecem apoio para se manter, e até para renascer e continuar a trabalhar ainda com mais força”, assume o autarca, reconhecendo que “muitas associações têm de continuar a fazer face a despesas fixas, de água, luz, internet, do café, e de uma série de pequenas despesas que vão surgindo”.

Por outro lado, aqueles que conseguirem “poderão aproveitar para amealhar algum dinheiro, se tiverem condições, para poderem quando possível retomar em força as suas atividades”.

Também atribuído a cada associação é um subsídio anual, um valor fixo que é dado pela existência da associação e como incentivo à atividade que desenvolve, tendo sido estabelecido um valor de 270 euros.

Já o valor variável que acresce ao apoio, tem a ver com o plano de atividades proposto por cada associação, isto é, mediante a concretização das atividades propostas.

Além disso, a autarquia costuma deliberar em sede de executivo camarário apoios extraordinários que não entram nesta dotação, uma vez que reporta a pedidos específicos dirigidos à Câmara em situações excecionais, nomeadamente pedidos de apoio ou comparticipação em pequenas obras, aquisição de materiais, intervenções, entre outros.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome