Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Julho 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Mação: Autarca leva Tejo à Comissão Parlamentar do Ambiente

Na próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, vai à Assembleia da República expor as preocupações sobre o rio Tejo na Comissão Parlamentar do Ambiente.

- Publicidade -

Este pedido de audiência à Comissão Parlamentar do Ambiente, explicou Vasco Estrela ao mediotejo.net, surgiu na sequência da criação da Comissão Municipal de Acompanhamento do Tejo que foi criada na última Assembleia Municipal de Mação.

“Aquilo que nós entendemos é que o município de Mação devia de ser ouvido, quer pelo Sr. Ministro do Ambiente, quer na Comissão Parlamentar do Ambiente para darmos as nossas opiniões sobre aquilo que se está a passar a vários níveis no rio Tejo, para demonstrarmos a nossa preocupação, para que possam saber aquilo que, do nosso ponto de vista, poderia ser feito, para que possam também perceber a importância que damos a este assunto e a importância económica e social que o rio tem para o concelho de Mação e para os seus habitantes”, salienta o autarca.

- Publicidade -

Vasco Estrela justifica ainda este pedido de audiência com o facto de o município ser “uma parte interessada na resolução do problema” uma vez que “o concelho de Mação está a fazer investimentos junto do Tejo, e está agora a promover um festival gastronómico à volta da lampreia do Tejo “.

Vasco Estrela salienta que “foi um bom princípio, apesar deste país estar cheio de estudos, da parte do Sr. Ministro do Ambiente a criação desta Comissão que não é muito alargada mas tem elementos de cinco entidades, que me parece importante no sentido de monitorizar o que se está a passar e de propor soluções”. No entanto, o autarca espera que “esta Comissão faça o seu trabalho com a rapidez exigida pelo Governo, que foram 4 ou 5 meses, e que apresente ações concretas para a resolução destes problemas”.

amunicipal mação6
A Comissão Municipal de Acompanhamento do Tejo foi proposta pelo deputado da Assembleia Municipal de Mação, João Filipe (PS), e aprovada por unanimidade

Quando questionado sobre o que pode ser feito para resolver o problema da poluição no rio Tejo, o autarca refere que “há uma noção clara onde estão as fontes poluidoras, até através do relatório que o Governo tem elaborado pela APA no anterior Governo, e, sabendo isso, o que gostávamos de saber é que ações é que o Governo pretende tomar para cada uma das fontes poluidoras já identificadas para que aqueles focos de problemas sejam resolvidos”.

Vasco Estrela reconhece que “são processos morosos” mas que “é preciso fazer alguma coisa”. “A Câmara de Mação foi notificada e conseguimos resolver minimamente o problema, com uma solução que não é definitiva mas que o facto de termos alterado procedimentos está-nos a custar algum dinheiro porque envolve um grande trabalho logístico”, salienta o autarca referindo que a Câmara vai adquirir um camião-cisterna para “de uma forma mais segura e ambientalmente mais responsável, podermos resolver aquele problema”. “Se nós o fizemos, os outros também têm de o fazer, percebendo que há dificuldades na resolução destes processos”, conclui.

Nesta audiência na Comissão Parlamentar do Ambiente, no dia 2 de fevereiro, às 14h, Vasco Estrela irá acompanhado pelo vereador António Louro (PSD) e pelo deputado da Assembleia Municipal de Mação, João Filipe (PS) que foi o autor da proposta da criação da Comissão Municipal de Acompanhamento do Tejo.

Sobre o pedido de audiência da Câmara de Mação ao Ministro do Ambiente, Vasco Estrela refere que “ainda não ter recebido resposta”.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome