Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Mação atribuiu Bolsas de Estudo e Prémios de Mérito aos melhores alunos

Teve lugar ontem, 21 de dezembro, a cerimónia de atribuição das Bolsas de Estudo do Município de Mação e entrega dos Prémios de Mérito aos melhores alunos do passado ano letivo. Foi também entregue o Prémio Gonçalo Matos ao aluno com a melhor média de acesso ao ensino superior do Concelho. A cerimónia teve lugar às 18h00, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.

- Publicidade -

Bolsas de Estudo
A Câmara Municipal de Mação atribui anualmente, desde 2004, bolsas de estudo a jovens do Concelho de Mação que frequentem o Ensino Superior. As bolsas são atribuídas a alunos que ingressam no ensino superior público e a posterior renovação das bolsas dos alunos até que concluam os seus Cursos sem reprovações.

Este ano, o município atribuiu 8 novas bolsas e 10 renovações de bolsa pois, após deliberação em reunião de Câmara, foi determinado pelo executivo atribuir 18 Bolsas anualmente até ao final do mandato sendo o número de novas Bolsas determinado pelo número de renovações. São 18 alunos do ensino superior público que contam com o apoio da autarquia, somando já mais de meia centena os alunos apoiados nos últimos anos pela autarquia maçaense.

- Publicidade -

O valor de cada bolsa é de 150€ mensais, pelo período de 10 meses.

Na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referiu que “esta iniciativa, “importante para muitas famílias, veio exatamente tentar aliviar o enorme encargo financeiro para as famílias que têm um filho, ou mais, a estudar fora durante alguns anos. É, simultaneamente, um claro investimento no enriquecimento do percurso escolar e formação dos jovens do concelho, contribuindo assim para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”.

As Bolsas de Estudo são atribuídas por concurso, sendo atribuídas de acordo com o rendimento per capita comprovado.

Prémios de Mérito Escolar

Com os Prémios de Mérito, a Câmara Municipal de Mação brinda também os melhores alunos do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário que estudam em Mação, num reconhecimento pelo seu esforço e boa prestação escolar.

Os prémios do 2.º e 3.º Ciclos são de 250 euros e foram entregues, respetivamente, a Rodrigo Calado e Raquel Parente que terminaram os seus ciclos com média de 5 valores. O prémio do Ensino Secundário é de 500 euros e foi atribuído a Joana Mousaco que concluiu o ensino secundário com média de 18 valores. A atribuição destes Prémios é feita com base na informação disponibilizada pela EB 2,3/S de Mação. O Diretor do Agrupamento de Escolas, José Almeida, referiu a “importância do esforço exemplar da autarquia” e reconheceu o mérito dos alunos com as melhores médias, sublinhando a importância de as “famílias também contribuírem para este sucesso pois são um dos pilares fundamentais das crianças e jovens”.

Prémio Gonçalo Matos
O Prémio Gonçalo Matos premeia a excelência e tem o nome do aluno do concelho que, até à data, teve a melhor média de entrada na Universidade desde a instituição dos prémios. Cada ano o prémio é atribuído ao aluno com residência no concelho, mesmo não sendo estudante em Mação, que tenha a melhor média de entrada no Ensino Superior. Quando a média do jovem Gonçalo Matos for ultrapassada o prémio receberá o nome do aluno que a superar, o que, apesar do 18 de média, ainda não aconteceu este ano, tendo a média do Gonçalo Matos sido de 19.1 valores. O valor do prémio Gonçalo Matos é de €500 e foi entregue a Joana Mousaco pelo próprio, que está a fazer Doutoramento na Universidade de Oxford, estando agora em Mação a passar a quadra natalícia.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -