Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Novembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Assembleia Municipal aprova apoios às freguesias de Envendos, Amêndoa e Ortiga

A Câmara Municipal de Mação vai proceder à conceção de apoios às freguesias de Envendos, Amêndoa e Ortiga, após pedidos analisados e aprovados em Assembleia Municipal. Este conjunto de apoios representa um total de comparticipação do município de Mação que ronda os 32 mil euros. Em causa estão nomeadamente obras de requalificação e ampliação de cemitérios no caso de Envendos e Amêndoa, bem como obras de beneficiação de edifício no caso da junta de Ortiga. A junta de freguesia de Amêndoa pretende ainda apoio na aquisição de uma retroescavadora.

- Publicidade -

Estes apoios surgem na sequência de pedidos feitos pelas juntas de freguesia, submetidos à Câmara Municipal e deliberados em executivo camarário. Posteriormente a Assembleia Municipal deu aval para a sua atribuição. Os montantes dos apoios rondam os 50% dos valores totais das intervenções/aquisições em causa, segundo esclarecimento da CMM.

No caso da Junta de Freguesia de Envendos, há dois pedidos para pintura de muros e de capelas existentes em dois cemitérios. No cemitério de São José das Matas a autarquia propõe-se atribuir um apoio de 1945 euros, sendo o custo total da intervenção de 3890 euros.

- Publicidade -

Quanto ao cemitério de Envendos pretende-se avançar com pintura dos muros e da capela adjacente, numa intervenção que terá o custo total de 5800 euros. A autarquia atribuirá um apoio de 2900 euros.

À Junta de freguesia de Ortiga a autarquia maçaense irá conceder um apoio no valor de 12 mil euros para trabalhos de beneficiação do edifício da junta, onde funciona também a extensão de saúde local. O valor total da intervenção ronda os 21 mil euros.

Como o mediotejo.net já havia noticiado, a Junta de Ortiga pretende avançar com as obras uma vez que o edifício, nomeadamente as salas alugadas à ARS LVT para funcionamento da extensão de saúde, tem telhado em fibrocimento e costuma “meter água”. Por esse motivo pretende-se substituir o telhado e proceder a reabilitação do interior, nomeadamente com pintura.

“O edifício da junta, que serve a extensão de saúde de Ortiga, onde há necessidade de garantir condições para as pessoas que usufruem daquele espaço, que ainda contém fibrocimento, que contém infiltrações de água e onde a junta de freguesia já foi chamada ao médico

A Câmara Municipal de Mação vai apoiar em 15 mil euros a Junta de Freguesia de Amêndoa para ampliação do cemitério daquela localidade. O apoio é concedido de acordo com orçamento apresentado pela junta de freguesia, cujo valor total de intervenção será de 28.297,59 euros, e como tal a autarquia propõe atribuir 50% do montante total à semelhança de prática de atribuição de apoios a outras freguesias em situações idênticas.

“São os primeiros apoios que a freguesia de Amêndoa reclama. Também dizer que o cemitério está, a exemplo de outros, a precisar de ser ampliado. Infelizmente esta é a nossa realidade. Acho que é justo que a Assembleia Municipal aprove este apoio”, referiu Vasco Estrela, presidente da CM Mação durante a passada sessão ordinária.

Outro apoio atribuído pela autarquia à JF Amêndoa, no valor de 12.500 euros, servirá para a aquisição de uma retroescavadora, num custo total de 25 mil euros. Neste ponto “a condição é que o equipamento desempenhe tarefas da competência do Município, em termos a acordar entre as duas entidades”, em todo o concelho e não só na freguesia.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome