Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Arqueólogos em trabalhos de escavação e prospeção em Pego e Tomar

O Instituto Terra e Memória, juntamente com o Museu de Arte Pré-Histórica de Mação abriram a época de trabalhos de campo do verão de 2018 com atividades de prospeções e escavações arqueológicas que decorrem em Pego, no habitat Neolítico de Salvador, prosseguem depois na gruta do Cadaval, em Tomar.

- Publicidade -

Os trabalhos de escavações arqueológicas, no âmbito do projeto MTAS, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e coordenado pelo Instituto Terra e Memória, em conjunto com diversas entidades nacionais e estrangeiras, estão a decorrer no habitat Neolítico de Salvador (Pego, Abrantes).

Esta intervenção, assim como as realizadas na Anta 1 de Vale da Laje (Alverangel, Tomar) ou as previstas para a Gruta do Cadaval (Além da Ribeira e Pedreira, Tomar) decorrem ao longo dos próximos meses, contando com diversos especialistas e estudantes do Mestrado Erasmus Mundus em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre.

- Publicidade -

Atividades de prospeções e escavações arqueológicas decorrem em Pego, no habitat Neolítico de Salvador, e prosseguem depois na gruta do Cadaval, em Tomar. Foto: ITM

Decorrem também nesta altura trabalhos de prospeção que terão maior incidência na procura e identificação de abrigos de arte rupestre pintados em altitude e sítios rupestres com gravuras.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome