Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Setembro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Aldeia do Pereiro revive tradições da quadra natalícia

Um passeio de Pais Natal em bicicleta, uma fogueira duradoura e uma árvore de Natal de 8 metros de altura serão os ex-libris do próximo sábado à tarde, dia 17, na aldeia do Pereiro, em Mação, com início marcado para as 16h00 no Largo do Arraial. Pelo meio, e respeitando a tradição, far-se-á visita ao presidente do município, Vasco Estrela, retornando-se depois ao ponto de partida.

- Publicidade -

O Pereiro, Capital das Ruas Enfeitadas, no concelho de Mação, prepara-se para reviver as tradições desta quadra natalícia junto da comunidade. Entre as iniciativas promovidas consta o passeio de Pais Natal em bicicleta, a fogueira de Natal e a árvore de Natal, sendo que o passeio de Pais Natal em bicicleta se prevê começar pelas 16h00 no Largo do Arraial, passando por várias localidades vizinhas e pela sede do concelho, com os participantes a cantar as boas festas e distribuindo rebuçados aos mais pequenos.

Faz parte desta tradição a visita ao presidente do município de Mação, e no final, os Pais Natal em bicicleta regressam ao ponto de partida, para à volta da fogueira se passar ao convívio da população da aldeia, com lanche oferecido a toda a gente pela associação da terra.

- Publicidade -

Por essa altura, a fogueira de Natal estará a ser ateada cerca das 18h00, junto à sede da Associação. Recorde-se que no ano passado foi acesa nesta altura e só foi apagada depois do Dia de Reis, a 6 de janeiro, consumindo mais de dez toneladas de lenha obtida com a ajuda da União de freguesias e dos populares. Segundo a autarquia, é vontade da comunidade bater este recorde em 2017.

Quanto à árvore de Natal será erguida no centro do Largo do Arraial, lugar onde se costuma prostrar o guarda-sol gigante feito com flores de plástico durante as Ruas Enfeitadas. Terá oito metros de altura, com uma estrela gigante no topo, e será composta com 3500 luzes LED multicor. A este elemento acresce a particularidade de ser enfeitada de acordo com as tradições usadas nas ornamentações das ruas da terra, por ocasião da Romaria da Senhora da Saúde, a padroeira da terra.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome