Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Mação | Agrupamento de Escolas destaca-se com avaliação externa “ímpar”

O Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, de Mação, divulgou na manhã desta terça-feira, os resultados do Relatório de Avaliação Externa, decorrida entre 21 e 24 de novembro, tendo alcançando nível máximo nos três critérios de classificação: Resultados – Muito Bom; Prestação de Serviço educativo – Muito Bom; Liderança e Gestão – Muito Bom. O diretor do agrupamento, José António Almeida, conduziu a conferência de imprensa e mostrou-se muito entusiasmado com a classificação obtida, tendo frisado que este “é o resultado do trabalho de toda a comunidade”, reconhecendo que na região ninguém obteve estes resultados.

- Publicidade -

Frisando a realização de 600 inquéritos prévios, e o trabalho de avaliação realizado por 2 inspetores da Inspeção-Geral de Educação e 1 professor universitário, durante um mínimo de 4 dias no agrupamento e que “falam praticamente com todos os atores e vêm toda a documentação que tem de ser enviada”, o diretor fez referência às escolas dos concelhos limítrofes, com resultados claramente inferiores. “Sardoal teve 3 Suficientes e as duas escolas de Abrantes tiveram 2 Suficientes e 1 Bom. Comparando estes resultados com os nossos, não estamos a falar das mesmas práticas, dinâmicas e organização”, disse. “A nossa avaliação ficou muito, muito acima de qualquer uma das outras”.

Na apresentação projetada constou excerto do documento, que concluía sobre os resultados alcançados. “A ação da escola tem produzido um impacto consistente e acima dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. Os pontos fortes predominam na totalidade dos campos em análise, em resultado de práticas organizacionais generalizadas e eficazes”, lê-se no relatório de avaliação externa.

- Publicidade -

Maria José Mendes, presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Vasco Estrela, presidente da CM Mação, José António Almeida, diretor do agrupamento, e Vera Dias António, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEVH (esq. para dir.) Foto: mediotejo.net

José António Almeida começou por fazer uma abordagem ao relatório de avaliação, referindo alguns aspetos que distinguem o agrupamento de escolas de Mação, nomeadamente pelas “práticas, dinâmicas e uma atuação distintas”, em que se inclui a articulação “singular”. “Não conheço outra comunidade que articule da forma que nós articulamos”, recordando esse reconhecimento dado pela Unesco à vila de Mação enquanto Cidade da Aprendizagem.

Segundo o docente, hoje em dia existe um novo modelo de escola, com novas áreas/funções, verificando-se uma permanência mais longa no espaço escolar para todos os membros da comunidade educativa. Tudo isto, segundo o diretor, leva a uma escola mais complexa com dois desafios sequenciais: evitar o abandono escolar e permitir o sucesso, “passando de uma função de guarda para a função educativa”, isto é, “da escolarização para a escolaridade”.

Entre os vários parâmetros sublinhados pela equipa responsável pela avaliação externa, foram destacados como pontos fortes “a diversidade da oferta educativa; parcerias ativas com diversas entidades; uma política educativa baseada na cooperação e relações interpessoais; a valorização da excelência como marca do Agrupamento com todos os recursos ao serviço da comunidade escolar e uma forte liderança na fixação das intenções educativas”, lê-se no comunicado de imprensa.

A turma do curso de Turismo assistiu à conferência de imprensa, juntando à Comunicação Social Local/Regional, tendo participado também na sessão com algumas questões sobre a oferta de cursos técnico/profissionais. Foto: mediotejo.net

Aqui, o diretor do agrupamento frisou algumas das atividades consideradas nesta avaliação, caso do projeto âncora “Aluno 100%” onde são distinguidos os alunos que atinjam 100 por cento na assiduidade, comportamento e aproveitamento. Segundo resultados do ano letivo 2015/2016, a taxa de Alunos 100% atingiu os 30,1%.

Em termos de resultados sociais, destaque para a formação social, que está a par da formação científica, artística e técnica, e que se prende com a “educação para uma cidadania ativa e interessada”, com “cidadãos ativos e comprometidos”, dinamizado através de reuniões de Câmara Municipal e Assembleia Municipal no auditório do agrupamento, da realização do Parlamento dos jovens, Clube de debates e participação nos órgãos da escola.

A chave das boas práticas de ensino reconhecidas neste processo de avaliação externa, bem como em prémios e reconhecimentos nacionais e internacionais, resume-se num binómio: o “conhecimento mais profundo dos alunos permite o uso de técnicas e instrumentos cada vez mais adequados”.

Foto: mediotejo.net

Presentes na conferência estiveram as “âncoras” da articulação feita entre a escola e a comunidade, referindo-se à presidente do Conselho Geral do AEVH, professora Maria José Mendes, e ao autarca Vasco Estrela, presidente da CM Mação, “enquanto representante de toda a comunidade municipal, enquanto âncora importante na disponibilização de meios, quer até numa partilha muito próxima de conselhos e orientações”.

Também Vera Dias António, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, esteve presente, admitindo que “não é difícil presidir uma Associação de pais no concelho de Mação, não temos tido problemas nem queixas de maior, não tivemos necessidade de fazer qualquer manifestação e chamar as televisões como outras”, disse a representante, referindo que o facto de “os pais não serem muito participativos nas atividades que se promovem”, se pode dever ao conforto que sentem perante a situação escolar dos filhos. “Estes resultados, 3 Muito Bom, deixam-nos particularmente satisfeitos com a Escola que temos para os nossos filhos”, terminou, saudando a direção do agrupamento pelo feito.

O Presidente da Câmara Municipal de Mação começou por dizer que se trata de “uma extraordinária avaliação e que, sendo objetivo e representando todo o concelho, tenho que referir que a comunidade maçaense ficará orgulhosa destes resultados”, reconhecendo que o trabalho desenvolvido lado-a-lado com o agrupamento de escolas é por vezes executado “num contexto difícil”, mas que são resultados que mostram “a harmonia perfeita” na gestão e práticas, sendo que “contra factos, não há argumentos”. Estes resultados são “ainda mais importantes e devem ser reiterados, sendo este um dia importante para o concelho”, afirmou Vasco Estrela, confessando esperar “que o retorno desta avaliação seja colocado cada vez mais ao serviço dos alunos”.

José António Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas de Mação, adiantou ainda a oferta educativa para 2017/2018, onde se vai estrear a abertura do curso de Técnico de Proteção Civil, seguindo sugestão da autarquia que entende ser necessário adequar a oferta formativa às necessidades do concelho e ao seu tecido empresarial. Foto: mediotejo.net

A avaliação externa é um processo que visa promover o progresso das aprendizagens e dos resultados dos alunos, identificando pontos fortes e áreas prioritárias para a melhoria do trabalho das escolas; incrementar, a todos os níveis, a responsabilização, validando as práticas de autoavaliação das escolas; fomentar a participação na escola da comunidade educativa e da sociedade local, oferecendo um melhor conhecimento público do trabalho das escolas; contribuir para a regulação da educação, dotando os responsáveis pelas políticas educativas e pela administração das escolas de informação pertinente.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -