O concelho de Mação vai promover a “Quinzena Internacional da Aprendizagem: comunidades, culturas, saberes e ações”, entre os dias 19 de setembro e 1 de outubro.
Este é um evento que se realiza no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2016 e da integração de Mação na Rede Global de Cidades da Aprendizagem da UNESCO.
Durante a Quinzena da Aprendizagem, todos os dias haverá atividades relacionadas com as comunidades, culturas, saberes e ações dentro da temática da aprendizagem, promete a autarquia de Mação em nota de imprensa.
Entre as diversas atividades a realizar, destaque para as provas públicas de defesa de Teses de Mestrado Erasmus Mundus em Quaternário e Pré-História 2014-2016 (X aniversário das primeiras defesas de teses do Mestrado), a abrir o programa, dias 19 e 20 de setembro, sendo que as mesmas terão lugar nas várias freguesias do concelho de Mação e irão abordar temáticas como “A importância do Envelhecimento Ativo e da Estimulação Cognitiva” e “Avaliar o Envelhecimento”.
O programa integra ainda a apresentação pública do Projeto Educativo à Comunidade e Encarregados de Educação pelo Agrupamento de Escolas Verde Horizonte e Animação com o Grupo de Danças Urbanas da Escola, no dia 22 de setembro.
Dia 24 de setembro, decorre a ação “Pessoas e Gentes de Mação por Carlos Gueifão” (ciclo Histórias de Mação) e, no dia seguinte, terá lugar o Percurso Pedestre Paisagem e Arte Rupestre (Ocreza) que será antecedido pela Apresentação da Candidatura a Património da Humanidade da Arte Esquemática Peninsular.
O programa da Quinzena da Aprendizagem engloba ainda a Sessão de Abertura do Ano Letivo da Universidade Sénior de Mação e receção ao Caloiro bem como o início do ano letivo da Universidade Sénior.
Dia 27 de setembro terá lugar o Seminário Internacional “Learning skills and understanding cultural diversity: silk roads and sino-western exchanges” e, dia 28 de setembro, terá lugar uma Mesa Redonda Aprendizagem e Criatividade para o Entendimento Global.
No dia 30 de setembro, o projeto “À conversa com…” tem como convidado António Martins da Silva para falar sobre “Silva Tavares: de Cardigos para o Mundo”. O programa engloba ainda o Encontro de Empresários em Mação e a Comemoração do Dia Internacional do Idoso.
O programa completo, com horários e locais de realização dos eventos será divulgado brevemente pela autarquia.
A Quinzena da Aprendizagem é uma organização da Câmara Municipal de Mação, Instituto Politécnico de Tomar, Centro de Geociências da Universidade de Coimbra e Instituto Terra e Memória com o apoio de várias entidades e instituições.
Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.