Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Loja do Cidadão de Sardoal é inaugurada a 22 de fevereiro

A Loja do Cidadão de Sardoal, que vai albergar os serviços da Autoridade Tributária, Segurança Social, Gabinete de Inserção Profissional do Instituto do Emprego e um balcão multisserviços, vai ser inaugurada a 22 de fevereiro, anunciou o município.

- Publicidade -

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia, Miguel Borges (PSD), destacou os “ganhos de escala e rentabilização de recursos com a instalação de todos estes serviços num único edifício”, um local onde vão ainda funcionar o Espaço Empreende, o Arquivo Municipal e o Arquivo Histórico Municipal.

A nova Loja do Cidadão vai funcionar nas instalações da antiga União Panificadora Sardoalense, cujo edifício foi adquirido pela autarquia há cerca de um ano, tendo recebido obras de adaptação e reabilitação que representaram um investimento na ordem dos 400 mil euros, com financiamento de 85% de fundos comunitários.

- Publicidade -

“Sendo o Sardoal um município de pequena dimensão, conseguimos com este equipamento afastar o receio de encerramento de serviços públicos e ainda captar novos serviços via Espaço do Cidadão, serviços de que não dispúnhamos, como o registo criminal ou outros”, notou o autarca.

“Por outro lado, sai duplamente beneficiada a população porque, num único edifício, encontra as várias respostas que necessita através desta Loja do Cidadão, que apresenta um conceito integrado, com uma maior partilha de espaços e recursos”, acrescentou.

Miguel Borges destacou a importância de um novo espaço para o Arquivo Histórico Municipal “pela preservação cuidada de todos os documentos fundamentais da História e para a História do concelho de Sardoal”.

O Espaço Empreende, por sua vez, é um espaço dedicado aos empresários e empreendedores, ao passo que o balcão multisserviços terá dois postos de atendimento que poderão ser reservados por diversas entidades para prestar atendimento aos clientes.

A Loja do Cidadão de Sardoal surge no âmbito do Programa Aproxima.

Com este novo espaço, a autarquia vai ter um retorno económico com o aluguer de espaços.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here