Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Livros | Júri revelou finalistas do Prémio Literário do Médio Tejo

Os finalistas da 2ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo foram revelados esta sexta-feira após a reunião final do júri, que decorreu na Biblioteca Municipal de Torres Novas. Na categoria de Poesia, estão nomeadas as obras “Arremedilho aos homens minúsculos”, de Nuno Garcia Lopes, de Tomar, e “O homem que tirava retratos”, de Martinho Júlio Cruz Branco, do Entroncamento. Na área da Não-Ficção chegaram a finalistas “A árvore cantante” (Ilustração), de Paulo Alexandre Marques Alves, de Abrantes, e “Os carvoeiros do Pego” (História Local), de Joaquim António Gomes dos Santos, do Pego, Abrantes. No Romance não será atribuído prémio este ano, por deliberação do júri.

- Publicidade -

Esta iniciativa da Médio Tejo Edições, com o apoio do TorreShopping e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, recebeu este ano 44 candidaturas válidas e pretende afirmar-se como uma distinção de excelência para autores da região, visando também a sua projecção a nível nacional. “Na massa do sangue”, de Evelina Gaspar, e “25 Poemas de Dores e Amores”, de António Lúcio Vieira, vencedores em 2017 nas categorias de Romance e de Poesia respectivamente, tiveram apresentação pública na Feira do Livro de Lisboa deste ano, por exemplo.

O júri mantém a composição do ano passado, sendo formado por PATRÍCIA REIS, escritora premiada com 12 romances publicados na D. Quixote, CEO do Atelier 004 e editora da revista Egoísta; ANTÓNIO MATIAS COELHO, historiador, consultor cultural e presidente da Associação Casa-Memória de Camões, em Constância; MARGARIDA TEODORA, diretora da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, de Torres Novas; e PATRÍCIA FONSECA, diretora editorial da Médio Tejo Edições e jornalista da revista Visão.

- Publicidade -

A cerimónia pública de entrega dos Prémios decorrerá a 25 de outubro, às 18h30, no átrio do TorreShopping, em Torres Novas. Nessa ocasião serão revelados os nomes dos vencedores, que recebem um prémio de 500 euros e um contrato com a Médio Tejo Edições, para a publicação da sua obra.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome