Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Lika apresenta mundialmente o seu álbum com videoclip gravado no Tramagal

Primeiro vemos o comboio, familiar, com paisagens da Beira Baixa a desfilar na janela. Depois a estação onde desembarca, tendo a guitarra como única bagagem. Na vida profissional como na pessoal, Lika decidiu parar no Tramagal para realizar os seus sonhos. O seu marido, o trabalhar humanitário Bruno Neto, nasceu nesta vila do concelho de Abrantes, e foi aí que casaram este ano. A lua de mel foi passada em Los Angeles, na Califórnia, a terminar as misturas do álbum de originais que a música e compositora cazaque apresentará ao mundo no próximo dia 18 de dezembro, em Lisboa.

- Publicidade -

Na sexta-feira, 6, foi revelado o videoclip do primeiro single deste trabalho, Thousand, e é ao som desses acordes que vamos acompanhando Lika em vários pontos do Tramagal, com um antigo edifício da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF) a servir de cenário à atuação, em jeito de ensaio, da banda que a acompanha.

Lika e Bruno Neto, nos estúdios em Los Angeles. Foto: Lika World

- Publicidade -

Compositora, cantora e guitarrista, Lika (de Angelica) nasceu no Cazaquistão e, ainda que tenha terminado a licenciatura em Economia, a música era a sua verdadeira paixão. Depois de terminar os estudos no Tchaikovsky Almaty music college, trabalhou como professora numa escola de jazz de Almaty, criou a sua banda de originais e fez digressões nacionais e internacionais.

Numa viagem de turismo a Portugal conheceu músicos portugueses que a desafiaram para estudar no Hot Club, e rapidamente a paixão pela música passou a ser acompanhada pela paixão pelos jacarandás, por Lisboa e pelos portugueses, e as suas melodias passaram a ser compostas por diversos sabores e tons, misturando pop, rock, funk e jazz. Os seus originais são cantados em inglês, português, russo ou cazaque. Hoje, tendo Portugal como base, a sua música é de além-fronteiras.

Lika gravou o seu primeiro álbum de originais em Los Angeles, na Independent Records, e é esse trabalho, “Back to Zero”, que será lançado oficialmente no dia 18 de dezembro, num local inesperado: no cabeleireiro Facto Hair, em Lisboa, onde dará um mini concerto com a sua banda e que será transmitido para todo o mundo.

Lika durante as gravações do videoclip de “Thousand”, na estação de comboios de Tramagal. Foto: Lika World

No dia 21 de dezembro, Lika irá também tocar na Feira de Natal do Tramagal, às 18h00, no espaço do Mercado Diário.

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome