Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Legislativas | António Filipe é o cabeça de lista da CDU por Santarém

A CDU vai voltar a candidatar António Filipe às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Santarém, foi hoje anunciado. António Filipe, 58 anos, Jurista e Professor Universitário, é o atual deputado comunista eleito pelo distrito, tendo o PCP anunciado ainda as candidaturas de Jerónimo de Sousa pelo círculo eleitoral de Lisboa, enquanto Diana Ferreira se mantém candidata no Porto, e João Oliveira em Évora.

- Publicidade -

Na lista dos primeiros candidatos às eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro divulgadas pela CDU, a antiga deputada de “Os Verdes” Heloísa Apolónia é novamente cabeça-de-lista por Leiria, círculo pelo qual não foi eleita há dois anos.

Com uma vasta experiência política, o atual deputado e recandidato por Santarém, António Filipe, deputado do PCP em 10 legislaturas, é membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e foi Vice-Presidente da Assembleia da República de 2004 a 2009, de 2011 a 2015 e de 2019 a 2021. É Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PCP e membro do Comité Central do PCP.

- Publicidade -

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, de 74 anos, deputado constituinte e em doze legislaturas, é o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa, enquanto a deputada Diana Ferreira, 40 anos, psicóloga de formação, torna a encabeçar a lista pelo Porto, o líder parlamentar comunista, João Oliveira, de 42 anos, mantém-se por Évora, enquanto António Filipe, 58 anos, torna a encabeçar a lista por Santarém.

Também na lista para o distrito de Beja a aposta volta a ser no deputado João Dias, 47 anos, enfermeiro, membro da Direção da Organização Regional de Beja, que se estreou na Assembleia da República há duas legislaturas e tem integrado a comissão parlamentar de Agricultura e Mar.

Pelo círculo eleitoral de Aveiro, onde a CDU não tem atualmente deputado, a escolha recai em Adelino Nunes, de 59 anos, operário metalúrgico, coordenador da União dos Sindicatos de Aveiro, e na Madeira, também sem eleito da coligação, uma outra operária, Herlanda Amado, de 41 anos, encabeça a lista. Ambos são membros do Comité Central do PCP.

A lista por Viana do Castelo, distrito onde a coligação não tem elegido, será liderada pelo professor e dirigente sindical Joaquim Celestino Ribeiro, de 49 anos, e o círculo eleitoral da Europa, em que a CDU também não tem eleitos, terá como cabeça-de-lista Joana de Abreu Carvalho, 43 anos, doutorada em Biotecnologia, que trabalha no Reino Unido, no desenvolvimento de terapias para oncologia e doenças infecciosas.

A CDU elegeu 12 deputados nas eleições legislativas de 2019, dez dos quais formaram o grupo parlamentar do PCP e dois (José Luís Ferreira e Mariana Silva) a bancada do PEV.

Na bancada comunista foram eleitos: por Lisboa Jerónimo de Sousa, Alma Rivera e Duarte Alves, pelo Porto Diana Ferreira e Ana Mesquita, por Setúbal Bruno Dias e Paula Santos, por Santarém António Filipe, por Beja João Dias, e por Évora João Oliveira.

c/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome