Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Jovens de Mação tornam Dia da Criança especial no Hospital de Tomar

Emoção, aplausos e até lágrimas teimosas de comoção. Foi assim o dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, para os utentes das diversas valências do Hospital de Nossa Sra. da Graça em Tomar, uma das três Unidades que integram o Centro Hospitalar do Médio Tejo. Tudo graças ao espírito de cidadania de uma turma da Escola Secundária de Mação que – tal como já acontecera nas Unidades de Torres Novas e Abrantes –  decidiram passar algum do seu tempo livre a animar quem está a passar por um período mais difícil a nível de saúde.

- Publicidade -

IMG_6297
O grupo na chegada à Unidade Hospitalar de Tomar

Daniela Martins, David Matos, João Delgado, Rafaela Rei, Amélia Silva, Ana Carolina Marques, Gonçalo Martins, Inês Pereirinha, João Pires, João Ferreira, Leonor Bento, Miguel Esteves, Mónica Marques, Rodrigo Leitão e Rúben Matos são os mentores do projeto “Ao Encontro de Mudanças e Desafios” que tem como objetivo proporcionar um dia diferente e de partilha com os doentes.

- Publicidade -

A professora Claudia Olhicas de Jesus, que acompanhou os alunos do 11º A da escola E. B. 2, 3 c/Ensino Secundário de Mação, explicou ao mediotejo.net que este é um projecto bastante gratificante, “quer para quem dá, quer para quem recebe”. Disse ao mediotejo.net que pensaram que uma atividade em contexto hospitalar seria benéfica para os alunos, referindo que este projecto surgiu este ano e “terá continuidade noutros contextos”.

Alguns utentes, especialmente os que se encontravam nesta quarta-feira na Unidade de Dia do Serviço de Oncologia, chegaram a emocionar-se, não escondendo algumas lágrimas de emoção que teimavam em cair, num momento que redundou numa genuína partilha de afectos. Também o pessoal de serviço, entre enfermeiras e auxiliares, aplaudiram a atuação destes alunos que foi variada e incluiu desde tocar e cantar melodias, a jogar às cartas e dançar com utentes ou fazer malabarismo. Neste dia foi também entregue ao Centro Hospitalar do Médio Tejo um trabalho feito por uma aluna do Ensino Especial com uma mensagem de esperança para este Dia da Criança. Um dia mais especial graças a um grupo de jovens especiais.

IMG_6304
Alunos de Mação no hall de entrada do Hospital

IMG_6336
Música e mimo animaram utentes das diversas valências

IMG_6317
Canções chegaram a emocionar alguns utentes da Unidade de Oncologia

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome