InCUP 2016: São Miguel e Alvega empatam em bom jogo de futebol

São Miguel do Rio Torto, 2 de outubro de 2016, 16.30 horas

InCUP 2016 – 4ª jornada

Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto 2 – Associação de Melhoramentos da Freguesia de Alvega 2

Crónica de Jorge Beirão

Tarde soalheira com algum vento no campo de jogos São Miguel do Rio Torto, em confronto duas equipas que participarão no Campeonato de Futebol da Fundação INATEL – Delegação de Santarém. A anfitriã será caloira nestas andanças, enquanto a visitante já com alguma experiência, tendo até o seu nome inscrito na lista dos campeões.

Quanto ao jogo a que assistimos, registou-se um empate a duas bolas, mas poderia ter acontecido com outros números, não fosse a inoperância atacante e também as boas intervenções dos dois guarda-redes, mas consideramos que foi um desfecho correto.

Começou melhor a equipa de Alvega, mais desinibida e com alguma agressividade defensiva, contrastando com a lentidão de processos dos jogadores de São Miguel, conjugada com alguma dificuldade em acompanhar a velocidade dos atacantes contrários.

Pedro Santos logo aos dois minutos de jogo, inaugura o marcador para Alvega depois de um contra ataque rápido pela direita e dentro da área, de cabeça, remata sem hipóteses para João Gomes, pese embora este ter tentado impedir.

Pedro Santos abre o ativo para Alvega
Pedro Santos abre o ativo para Alvega

Durante os primeiros dez minutos foi uma aflição no setor recuado da equipa da casa, não acertando a marcação aos dianteiros visitantes, mercê da boa mobilidade destes, sob a batuta do jogador treinador Miguel Ângelo. Depois deste período inicial de desnorte, a equipa de São Miguel consegue equilibrar as operações com o capitão David Cabaço a demonstrar como, surgindo o ascendente pretendido que irá culminar na obtenção de uma grande penalidade, eram decorridos cerca de treze minutos de jogo, por rasteira sobre Fábio Cruz (pareceu-nos).

Chamado à marcação David Cabaço remata ao lado, como se costuma dizer no melhor pano cai a nódoa. Mas vai redimir-se mesmo acima da hora para terminar a primeira parte, na marcação de um livre direto, a cerca de 30 metros da baliza, zona frontal, com uma execução impecável, fazendo viajar a bola por cima da barreira e entrando na baliza junto ao ângulo superior direito de João Margalho. Estava feito o empate que tanto porfiou a equipa de S.Miguel durante os vinte minutos finais da primeira parte.

David Cabaço restabelece o empate na execução superior de um livre
David Cabaço restabelece o empate na execução superior de um livre

O segundo tempo de jogo, foi mais interessante pelas oportunidades criadas por ambos os conjuntos, com algumas intervenções vistosas dos guarda-redes, mais de João Gomes, porque os atacantes de Alvega eram mais perigosos, mas foi a equipa de S. Miguel que consegue virar o resultado, com a obtenção do segundo golo por Miguel Cabaço com um remate pronto ao ângulo direito da baliza de João Margalho, à entrada da área descaído sobre o lado esquerda.

A obtenção deste golo veio dar mais confiança aos jogadores de visitados para controlar o jogo, reforçadas com algumas alterações bem observadas pelo técnico Manuel Cabaço. Também de Alvega saiu a resposta com Miguel Ângelo a sair dando o seu lugar a Paulo Lopes e de seguida a saída de um médio defensivo Vitor Lúcio e a entrada de André Martins.

Miguel Cabaço faz a reviravolta no marcador ao apontar o 2-1 para a equipa da casa
Miguel Cabaço (14) faz a reviravolta no marcador ao apontar o 2-1 para a equipa da casa

Foi a tentativa de alcançar o empate e conseguiu! Não de futebol corrido, como esperava, embora os homens da casa não estivessem pelos ajustes, porque conseguiam inutilizar as ofensivas contrárias. O empate surge, através do chamado “canto olímpico”. Livre de canto do lado esquerdo do ataque da equipa de Alvega, bola no quarto de círculo e Eduardo Catarrinho a bater em arco na direção do ângulo superior esquerdo da baliza de João Gomes, que nada pode fazer, com a bola a entrar diretamente na baliza.

Bonito desfecho num jogo com empate certo pela prestação das equipas em confronto. Arbitragem com bom trabalho e sem contestação, mesmo nos lances que eventualmente poderiam ser considerados polémicos.

Ficha do jogo

Campo Farinha Pereira em São Miguel

Árbitros: Vitor Custódio

Árbitros Assistentes: Adelino Dias e José Carvalho

1
Jorge Guerreiro (capitão de Alvega), José Carvalho, Vitor Custódio, Adelino Crespo e David Cabaço (capitão de São Miguel)

CP São Miguel do Rio Torto

João Gomes, Gonçalo Alves (Manuel Gaio), David Cabaço, José Gaio (André Oliveira), Miguel Cabaço (João António), Rafael Coelho, João Salgueiro, Gonçalo Oliveira, André Neves, Paulo Pereira (Marcelo Oliveira) e Fábio Cruz (Bruno Aparício)

Suplentes: Arsénio, Marcelo Oliveira, André Oliveira, Manuel Gaio, José Miguel, João António, Júlio Cruz, Bruno Aparício

Treinador: Manuel Cabaço

3
Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto

AMF Alvega

João Margalho (André Lavadelas), Luís Lourenço (David Peres), Jorge Guerreiro, David Almeida, André Silva, Miguel Ângelo (Paulo Lopes), Vitor Lúcio (André Martins), Eduardo Catarrinho, Mário Cardoso, Pedro Santos e Pedro Rodrigues

Suplentes: André Lavadelas, Paulo Lopes, André Martins e David Peres

Treinador: Miguel Ângelo

Associação de Melhoramentos da Freguesia de Alvega
Associação de Melhoramentos da Freguesia de Alvega

Marcadores: David Cabaço (40′) e Miguel Cabaço (58′) ; Pedro Santos (2′) e Eduardo Catarrinho (80′)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here