Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Novembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Incêndios | Comissário Europeu conhece projeto MacFire da Câmara de Mação

O comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, conheceu esta manhã o projeto MacFire, desenvolvido pela Câmara Municipal de Mação.

- Publicidade -

Após presidir à abertura da 4ª Conferência sobre Adaptação às Alterações Climáticas que decorre no Centro Cultural de Belém (CCB), o Comissário Stylianides visitou, com o secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, a carrinha MacFire – Sistema de Monitorização e Acompanhamento de Incêndios Florestais, em frente ao CCB.

Esta visita foi conduzida por Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, e por António Louro, vice-presidente da autarquia e o grande mentor deste projeto inovador que contribui para uma gestão mais eficaz de incêndios.

- Publicidade -

Em nota de imprensa, a autarquia de Mação dá conta que Christos Stylianides “ficou bem impressionado com o sistema, incentivou a Câmara Municipal de Mação a fazer alguns upgrades, dando sugestões dentro da sua vasta experiência enquanto responsável pelo RescueEU – Proteção Civil Europeia”.

No seguimento das mesmas, a Câmara Municipal de Mação mostrou-se recetiva à sua implementação e, refere, “pondera, com outros parceiros, fazer efetivamente algumas melhorias no sistema”.

Referir ainda que, neste sentido, foi aprovado em reunião de Câmara celebrar protocolos com as Comunidades Intermunicipais do Médio Tejo e da Lezíria do Tejo.

Comissário Europeu conheceu o projeto MacFire da Câmara de Mação. Foto: CM Mação

O comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises afirmou hoje que nenhum país consegue lidar sozinho com os efeitos das alterações climáticas, salientando que a única escolha é a colaboração e a preparação imediata dos parceiros europeus.

Para Christos Stylianides, “a escolha é clara: preparar para as alterações climáticas hoje ou pagar um preço devastador”.

O comissário europeu falava em Lisboa na abertura da 4.ª Conferência Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas (ECCA 2019), na qual destacou a importância da parceria entre os setores público e privado como o “próximo passo em frente” porque o setor público não consegue sozinho “enfrentar a enormidade deste desafio”.

Christos Stylianides lembrou os fenómenos extremos que decorrem das alterações climáticas como ondas de calor, secas prolongadas, fogos florestais, que têm posto à prova os mecanismos de proteção civil europeus, exemplo da maneira como os países podem colaborar para “não deixar ninguém sozinho em altura de desastres”.

“Estamos sempre ao lado de Portugal em quaisquer desastres naturais”, garantiu, lembrando os fogos de 2017, que até levaram a União Europeia a rever a sua estrutura e avançar para o RescEU, um programa de melhoramento do mecanismo europeu de proteção civil.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome