Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Inatel | A análise à Taça Amizade por Telmo Gomes

Este fim de semana não vamos ter a habitual procissão aos campos do INATEL como tem vindo a ser costume, mas vamos ter a “Festa da Taça”. Inicialmente denominada por Taça Fundação INATEL, mas batizada desde o primeiro dia por mim como “Taça Amizade”, para tentar assim ter um maior significado, tendo em conta tudo o que rodeia a participação das equipas nesta competição do futebol amador. Vamos entrar na sua 6º edição, e parece que foi ontem que esta competição se iniciou. Certo é que a Taça Amizade já começa a ter a sua história escrita…

- Publicidade -

Historicamente falando:

1ª edição (época 13/14) Santanense 1-1 Sentieiras (Santanense vence nas grandes penalidades)

- Publicidade -

2ª edição (época 14/15) Amoreira 2-1 Benfica do Ribatejo

3º edição (época 15/16) Amoreira 1-1 Seiça (amoreira vence nas grandes penalidades)

4º edição (época 16/17) Figueirense 1-1 Paço dos Negros (Figueirense vence nas grandes penalidades)

5º edição (época 17/18) Paço dos Negros 1-1 Azervadinha (Paço dos Negros vence nas grandes penalidades)

Como podem constatar, o equilíbrio é a nota dominante: cinco finais e apenas uma decidida em tempo regulamentar e pela margem mínima…

Vamos contar com 46 participantes nesta 1ª eliminatória sendo que apenas 14 equipas entram em campo para depois, na próxima eliminatória, já termos um quadro de dezasseis avos de final completo. Será que o Paço dos Negros consegue ir a uma terceira final seguida e repetir a vitória da época passada?

1ª Eliminatória:

1 de novembro (15h) – Quinta-feira

Alcobertas 1 Seiça 2

3 de novembro (15h) – Sábado

Lamarosa vs Alcaravela

Fajardense vs Azervadinha

Santanense vs Malhada Alta

Cortiçadense vs Vale das Mós

Foros de Lagoiços vs Alcanhões

Turquel vs Carapuçanense (18:30)

4 de novembro (15h) – Domingo

Bemposta vs Montinhos dos Pegos

São Facundo vs Bairrense

São João da Ribeira vs Parreira

Envendos vs Rossiense

Carvalhal vs Areias

Sentieiras vs Água Travessa

Concavada vs Assentiz

O que se pode esperar de uma eliminatória da Taça Amizade, num fim de semana para alguns prolongado, em que aparentemente o tempo não vai ser muito simpático? Espero ter “Taça”, com surpresas, com grande golos, com o maior possível de adeptos a puxarem pelos seus valentes jogadores ali, ao frio e à chuva, com um bom espírito desportivo e de amizade, e no fim desta eliminatória que todos saiam em pleno convívio…

No jogo antecipado para o feriado de dia 1 de novembro, quinta-feira, o Alcobertas recebeu o Seiça. A equipa do concelho de Ourém venceu por 1-2.

Este sábado teremos 6 jogos, cinco deles na sua hora normal, com a Lamarosa a receber o Alcaravela e a tentar deste logo a surpresa. O Fajardense, que até gosta de jogos a eliminar, recebe o finalista vencido da ultima edição, a Azervadinha, em Santana do Mato, uma repetição do jogo da ultima jornada na Malhada Alta mas desta vez em casa do Santanense.

O Vale das Mós tem uma viagem complicada até terras alentejanas para defrontar o Cortiçadense. Já o Alcanhões vai ser simpaticamente recebido pelos jovens dos Foros de Lagoiços, no Couço, onde nunca foi fácil jogar para a “Taça Amizade”. Por último, um jogo “fora de horas”, o Carapuçanense, de Coruche, tem uma longa viagem até Alcobaça para defrontar o Turquel…

No domingo teremos os restantes jogos, começando logo pelo um belo cartaz: Bemposta recebe os Montinhos dos Pegos que esta época vem para dar que falar. Em São Facundo, a recepção ao Bairrense é vista como um jogo para apagar memórias recentes de ambos os lados, mas alguma não o vai conseguir. No Campo de Jogos Dona Mariazinha, em São João da Ribeira, a Parreira não vai ter tarefa fácil para sair de lá com o bilhete para a próxima fase.

Os Envendos  talvez tenham sido bafejados pela pouca sorte, tal como o Rossiense, um jogo de tripla entre duas formações que poderiam ir bem longe na prova mas uma terá de ficar já por aqui. Para o Carvalhal a recepção ao Areias é sinonimo de “dia de fazer casa”, uma vez que no seu reduto tudo fará para levar de vencida esta equipa vinda de Benavente. Mas o Areias tem ambições muito elevadas esta época e não deverá facilitar.

Nas Sentieiras, o jogo com Água Travessa é de prognóstico difícil, uma vez que as Sentieiras entram sempre para vencer mas o Água Travessa deverá certamente tentar apagar o resultado da semana anterior. Por fim, o Concavada, que vem de excelentes resultados, recebe no seu campo o Assentis, que não tem tido início de época fácil…

Surpresas, quase de certeza que haverá uma ou outra, resta-nos esperar pelo fim dos jogos e, se possível, marcarmos presença em algum para ajudar estas gentes!

*Telmo Gomes – administrador do blogue ‘Cantinho do 1º Andar*

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome