Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“Impedimento do Montijo abre nova oportunidade a Alcochete e … a Tancos”, por Duarte Marques

O impedimento levantado pela Autoridade Nacional de Avião Civil (ANAC), a juntar ao atraso na construção do Aeroporto do Montijo – em 6 anos não saiu do papel-, a juntar a redução da pressão sobre a Portela por causa dos efeitos a pandemia, justifica cada vez mais que o Governo abandone essa solução e se foque na construção e antecipação da solução definitiva que é o futuro Aeroporto de Alcochete/Benavente. Até lá, a Base Aérea de Tancos pode servir como apoio à sobrecarga que possa vir a existir no Aeroporto da Portela.

- Publicidade -

Por um lado, é irracional fazer um aeroporto complementar no Montijo que não substituiria a Portela, mas que permitia acomodar a sobrecarga de voos até a solução definitiva de Alcochete que viria a substituir o atual Aeroporto Humberto Delgado na Portela. Com este atraso de 6 anos e a abrupta redução do tráfego aéreo, que na verdade alivia a pressão sobre a Portela, o mais racional seria esquecer o Montijo e avançar de imediato para aquela se seria a solução definitiva em Alcochete como parece ser o consenso existente. Aliás, esse é para já o único consenso em matéria de aviação civil. O Aeroporto que substituirá definitivamente a Portela é Alcochete.

Por outro, a Base Aérea de Tancos reúne as condições naturais para ser mais facilmente adaptada para receber o excesso de voos civis que existirão, esperamos, num futuro próximo na Portela. Tancos é assim a “válvula de escape” que permite às autoridades avançar já com a solução definitiva e mais racional. Por um lado, tem a principal linha ferroviária do país a curta distância (Linha do Norte) e duas autoestradas principais como são a A1 e a A23. Até o investimento em acessos e logística é mais reduzido e assim mais favorável.

- Publicidade -

Esta é a oportunidade para Tancos tal como tem dito o PSD Distrital de Santarém, mas também todos os autarcas da região. Aliás, as condições de base logística existentes na região reforçam ainda mais esta possibilidade. Sem esquecer a proximidade ao Santuário de Fátima que é uma das, senão a principal, alavanca de atração de grupos organizados de turistas a Portugal.

Montijo já passou à história e o mais racional é ter a coragem de virar a agulha para uma solução definitiva que permita encerrar o aeroporto da Portela que além de um perigo e é também uma ameaça para os habitantes da cidade de Lisboa.

Duarte Marques, 39 anos, é natural de Mação. Fez o liceu em Castelo Branco e tirou Relações Internacionais no Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com especialização em Estratégia Internacional de Empresa. É fellow do German Marshall Fund desde 2013. Trabalhou com Nuno Morais Sarmento no Governo de Durão Barroso ao longo de dois anos. Esteve seis anos em Bruxelas na chefia do gabinete português do PPE no Parlamento Europeu, onde trabalhou com Vasco Graça Moura, José Silva Peneda, João de Deus Pinheiro, Assunção Esteves, Graça Carvalho, Carlos Coelho, Paulo Rangel, entre outros.
Foi Presidente da JSD e deputado na última legislatura, onde desempenhou as funções Vice Coordenador do PSD na Comissão de Educação, Ciência e Cultura e integrou a Comissão de Inquérito ao caso BES, a Comissão de Assuntos Europeus e a Comissão de Negócios Estrangeiros e Cooperação. O Deputado Duarte Marques, eleito nas listas do PSD pelo círculo de Santarém, foi eleito em janeiro de 2016 um dos novos representantes portugueses na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, com sede em Estrasburgo. É ainda membro da Assembleia Municipal de Mação.
Sócio de uma empresa de criatividade e publicidade com sede em Lisboa, é também administrador do Instituto Francisco Sá Carneiro, director Adjunto da Universidade de Verão do PSD, cronista do Expresso online, do Médio Tejo digital e membro do painel permanente do programa Frente a Frente da SIC Notícias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome