Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“Horizonte de esperança para o Rio Nabão”, por Hugo Costa

O anúncio público feito, muito recentemente, pelo Ministro do Ambiente numa deslocação a Tomar, de que estão previstas verbas na ordem dos 20 milhões de euros para modernizar as condutas da ETAR de Seiça – e, deste modo, travar o problema da poluição do Rio Nabão – vem trazer um novo horizonte de esperança para todos os que vivem as preocupações deste rio.

- Publicidade -

Alguns dias após este anúncio, a questão preocupante da despoluição do Rio Nabão, que atravessa vários concelhos dos distritos de Leiria e Santarém, esteve em enfoque na Assembleia da República, esta terça-feira, 20 de abril. Nesta ocasião, foi realizada uma audição a Anabela Freitas e Luís Albuquerque, respetivamente autarcas de Tomar e Ourém. Ambos explicaram os projetos que defendem com vista à resolução deste problema e responderam às questões que ali foram colocadas.

O Rio Nabão é um ativo ambiental estratégico. O problema da poluição tem décadas e faz-se sentir com grande intensidade em Tomar, nomeadamente sempre que chove. Como deputado eleito pelo Círculo Eleitoral de Santarém, mas também como cidadão do concelho de Tomar, considero ser uma situação inaceitável os focos de poluição que se têm verificado neste rio.

- Publicidade -

Sobre esta matéria, convém relembrar o trabalho feito. O grupo Parlamentar do PS requereu audição da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, concordando com a audição dos Senhores Presidentes de Câmara de Tomar e Ourém. Apresentou ainda um Projeto de Resolução que visa promover o apuramento das fontes de poluição do Nabão, através da articulação entre as entidades, que se desenvolva a necessária fiscalização e que se promovam as medidas que visem encontrar o financiamento para a despoluição da Bacia Hidrográfica, saudando-se, por este motivo, com regozijo o anúncio do Governo de 20 milhões de euros para verbas de despoluição, no próximo quadro comunitário de apoio.

O Grupo Parlamentar do PS será intransigente para garantir que este compromisso assumido pelo Ministro do Ambiente em Tomar seja cumprido. É a vida do Rio Nabão que está em causa e o ambiente somos todos nós.

Deputado na Assembleia da República e membro das Comissões de Economia, Inovação e Obras Públicas e Habitação, é também membro da Comissão de Orçamento e Finanças. Diz adorar o Ribatejo e o nosso país. Defende uma política de proximidade junto dos cidadãos. Tem 36 anos, é de Tomar e licenciou-se em Economia pelo ISEG. É membro da Assembleia Municipal de Tomar e da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Tem como temas de interesse a economia, a energia, os transportes, o ambiente e os fundos comunitários.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome