SC TOMAR 5 SL BENFICA 2
Campeonato Nacional Hóquei Patins – 18ª jornada
7 fevereiro 2021
Pavilhão Municipal Cidade de Tomar
Com um pavilhão praticamente deserto em Tomar na receção a uma das melhores equipas do mundo, devido à proibição de público em contexto pandémico, a equipa do Sporting de Tomar continua 100% vitoriosa neste ano de 2021 e bateu este domingo o Benfica por 5 – 2. Agora, com o objetivo principal cumprido – a manutenção – a equipa orientada por Nuno Lopes vai lutar por um lugar no play-off.
Jogo algo equilibrado nos primeiros 15 minutos em que ambas as equipas tentavam chegar com perigo às balizas, sendo que o Benfica foi a equipa que mais perto esteve de marcar neste primeiro quarto de hora de jogo. O guarda-redes Francisco Veludo, com uma soberba exibição, travou todas as ofensivas dos atacantes encarnados, num jogo em que Ivo foi um capitão todo o terreno.
Filipe Almeida ao minuto 16 rematou forte numa bola que o guarda redes do Benfica defende mas em que perde a noção onde o esférico iria ressaltar e esta caprichosamente acaba dentro da baliza. Estava feito o 1-0 para a equipa nabantina.
A partir daqui o Benfica subiu a pressão na quadra e atacou muito sobre a equipa da casa na busca de um resultado favorável. Os nabantinos, bem na defesa, com o capitão Ivo Silva e o guardião Francisco Veludo em particular destaque, levaram a vantagem de um golo para o intervalo.
Na segunda metade a equipa de Lisboa entrou a fazer muita pressão sobre a equipa de Tomar mas foram acumulando faltas. Aos 5 minutos do segundo tempo contavam já com sete faltas enquanto a equipa nabantina tinha apenas três.
Aos 7 minutos, num ataque rápido dos tomarenses, Filipe Almeida tira um adversário da frente e coloca a bola no segundo poste da baliza defendida por Pedro Henriques, onde aparece o capitão Ivo Silva a fazer o 2–0. Houvesse público e a casa iria abaixo com a mestria do contra ataque e com a vantagem e dois golos perante tão poderoso rival.
Aos 17 minutos o Benfica cometeu a 10ª falta e Rúben Sousa foi chamado a converter o livre direto que poderia fazer dilatar a vantagem no marcador. A oportunidade foi desperdiçada devido a uma excelente intervenção do guardião encarnado.
A 4 minutos do fim, o benfiquista Lucas Ordoñez reduziu a desvantagem para 2-1.
O Benfica, muito faltoso, chegou à 15ª falta a três minutos do apito final o que deu direito a mais uma grande penalidade. Xanoca, chamado a converter o livre direto, não falhou, e ampliou a vantagem do Sporting de Tomar para 3–1.
A dois minutos do final Diogo Rafael viu a cartolina azul, dando origem a mais um livre direto para a equipa da casa. Hernani Diniz saltou do banco para a marcação e não perdoou, fazendo o 4–1.
A menos de um minuto para o fim do encontro Nery fez ainda o 5–1 para a equipa do Sporting de Tomar, num resultado que ganhava contornos de goleada e penalizava fortemente a equipa adversária, candidata ao título.
Antes do apito final, Filipe Almeida ainda viu uma cartolina azul, apenas a 10 segundos do fim e, na sequência do livre direto, o capitão da equipa do Benfica, Valter Neves, reduziu para 5-2, estabelecendo o resultado final.
Vitória justa da equipa de Tomar, que ocupa agora a 5ª posição em igualdade pontual com a Oliveirense, embora a equipa de Oliveira de Azeméis tenha três jogos a menos. Na próxima jornada a equipa tomarense desloca-se a Famalicão onde vai tentar manter a invencibilidade de 2021.
Bom trabalho da equipa de arbitragem.
FICHA DE JOGO:
SPORTING CLUBE TOMAR:
Francisco Veludo, Filipe Almeida, Pedro Martins, Alexandre Marques e Ivo Silva
Suplentes: António Marante, Hernani Diniz, João Lomba, Rúben Sousa e Anderson Silva
Treinador: Nuno Lopes
SL BENFICA:
Pedro Henriques, Valter Neves, Diogo Rafael, Nicolia e Lucas Ordonez.
Suplentes: Marco Barros, Eduard Lamas, Gonçalo Pinto, Miguel Vieira e Rampulla.
Treinador: Alejandro Izurriaga
Ao intervalo: 1-0
GOLOS: Ivo Silva, Filipe Almeida, Hernani Diniz, Nery, Xanoca, Valter Neves e Ordonez.
Equipa de Arbitragem: Rui Torres, Carlos Correia e Sérgio Paulo Silva.
Disciplina: Cartão Azul: Filipe Almeida, Diogo Rafael e Nicolia
No final ouvimos ainda os capitães das duas equipas:
Ivo Silva, capitão do Sporting Clube de Tomar:
Valter Neves, capitão do SL Benfica:
Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.