SC TOMAR 3 AD VALONGO 1
Campeonato Nacional Hóquei Patins – 14ª jornada – 10 janeiro 2021
Pavilhão Municipal Cidade de Tomar
Fim de tarde fria sem adeptos no Pavilhão Municipal de Tomar e com uma cidade praticamente deserta face ao recolher obrigatório, a equipa tomarense recebeu e venceu o Valongo por 3-1, vitória importante para os objetivos da equipa. Com esta vitória os leões de Tomar subiram à 6ª posição e começam a acreditar no play off.
Uma primeira parte em que a equipa tomarense esteve melhor que o adversário, conseguindo um golo, mas que na segunda metade entrou mais na expectativa. A equipa comandada por Edo Bosh cresceu e conseguiu a igualdade através da marcação de um livre direto. O Tomar voltou à carga, e também através de um livre direto voltou para a frente do marcador. Vitória justa da equipa nabantina num jogo que marcou o arranque da 2ª volta.
O Sporting de Tomar entrou para este jogo decidido a vencer e isso foi notório logo nos momentos iniciais. Pressão sobre o adversário com ataques rápidos. Logo no primeiro minuto de jogo Xanoca stica forte ao poste da baliza defendida por Ricardo Sousa.
Com 4 minutos decorridos o Valongo tenta a sua sorte através de uma sticada de longe por intermédio de Nuno Araújo em que a bola passa muito perto da baliza de Francisco Veludo.
Aos 8 minutos Ivo Sousa sofre falta na área e um dos árbitros da partida aponta prontamente para a marca de grande penalidade. Ocasião soberana que Filipe Almeida não aproveita por grande intervenção do guardião de Valongo.
Aos 15 minutos novamente o Tomar a levar a bola a embater nos ferros da baliza de Ricardo Sousa. Filipe Almeida num lance individual pelo lado direito stica forte levando a bola a embater na trave.
Um minuto depois uma desatenção no meio campo da equipa nabantina em que Diogo Fernandes se isola, mas Francisco Veludo mostra-se gigante e defende o remate do jogador da equipa de Valongo.
Com 19 minutos de jogo, Pedro Martins patina em direção à área adversária, mas sofre dura falta cometida por Carlos Ramos que acaba por ver a cartolina azul deixando a sua equipa reduzida a três jogadores de campo. Na sequência, Rúben Sousa chamado a converter o livre direto leva mais uma vez a bola a bater nos ferros da baliza do Valongo.
O mesmo Rúben Sousa viria a marcar no minuto seguinte a sticar forte e colocado sem hipótese de defesa por parte de Ricardo Sousa. Estava assim aberto o marcador para a equipa da casa.
Para a segunda metade a equipa nabantina entra à espera do adversário e tenta sair em ataques rápidos. Ao minuto 3 ganha a 10ª falta em que mais uma vez é chamado Rúben Sousa para a marcação do livre, mas Ricardo Sousa defende com a máscara.
Aos 10 minutos é a vez da equipa de Valongo ganhar a 10ª falta e é Nuno Araújo o escolhido para a marcação do livre direto. Francisco Veludo mais uma vez a mostrar os seus dotes e nega o golo ao jogador de Valongo.
Com 14 minutos de jogo o árbitro apita falta na área tomarense e aponta para a marca de grande penalidade. Novamente com Nuno Araújo a ser chamado para a conversão que desta vez remata forte e colocado onde Francisco Veludo pouco podia fazer. Estava desfeita a vantagem do Tomar.
A 1 minuto do fim, Pedro Martins cai na área adversária e árbitro diz que é penalti. Rúben Sousa, o especialista tomarense de bolas paradas é chamado a converter e stica forte e colocado voltando assim a colocar a equipa nabantina na frente do marcador.
Edo Bosch arrisca tudo e troca o guarda redes por um jogador de campo mas a 12 segundos do fim Ivo Silva consegue roubar a bola ao adversário à entrada da sua área e prontamente stica para a baliza deserta aumentado a vantagem para 3 – 1.
Bom trabalho da equipa de arbitragem.
FICHA DE JOGO:
SPORTING CLUBE TOMAR
Francisco Veludo, Filipe Almeida, Pedro Martins, Alexandre Marques e Ivo Silva
Suplentes: António Marante, Lucas Santos, Paulo Passos, Rúben Sousa e Anderson Silva
Treinador: Nuno Lopes
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA VALONGO
Ricardo Sousa, Nuno Araújo, Guilherme Silva, Nuno Santos e Diogo Abreu.
Suplentes: Diogo Fernandes, Carlos Ramos, Rúben Pereira, Diogo Barata e Bernardo Mendes
Treinador: Edo Bosch
Ao intervalo: 1-0
GOLOS: Rúben Sousa (2), Ivo Silva e Nuno Araújo.
Equipa de Arbitragem: Luís Peixoto e Bernardo Mendes.
Disciplina: Cartão azul: Carlos Ramos
No final ouvimos os treinadores: