Hoje à noite pode haver festa em Tomar com a equipa orientada por Nuno Lopes a poder carimbar o regresso à 1ª divisão nacional de hóquei em patins se vencer o Famalicense. O Sporting Clube de Tomar venceu no sábado a equipa do Parede por 1-5, na 3ª jornada da ‘liguilha’, e lidera esta fase da prova lado a lado com o Marinhense. Uma vitória esta quarta-feira em Tomar colocará de imediato o conjunto templário no 1ª divisão nacional.
A vitória no sábado foi para o melhor conjunto na quadra, tendo a equipa de Nuno Lopes arrancado mais uma exibição categórica, tendo chegado a estar a vencer por 5-0, com golos de Xanoca (2), Ivo Silva(2) e Pedro Martins. Em declarações ao mediotejo.net, o treinador dos tomarenses evita euforias mas reconhece que a vitória perante o Parede colocou a sua equipa numa posição privilegiada para atingir o objetivo a que se propôs:
Nesta fase final, além do Sporting Clube de Tomar, estão ainda envolvidas as equipas de ‘Tigres’ de Almeirim, Marinhense, Famalicense, e Paço de Arcos e Parede. Estas seis formações estão a disputar o acesso à divisão principal, num formato de todos contra todos, a uma só volta, até ao dia 19 de setembro. Os três primeiros classificados, apuram-se para o primeiro escalão.
O modelo competitivo para 2020/21 sofreu alterações, sendo que, depois da habitual fase regular, disputada a duas voltas, num total de 26 jornadas, os oito melhores classificados iniciam o ‘play-off’ para definir o campeão nacional. Benfica e FC Porto vão defrontar-se na primeira jornada da fase regular do campeonato português de hóquei em patins, em 26 de setembro, ditou o sorteio realizado pela Federação de Patinagem de Portugal (FPP).
A equipa de Tomar é orientada por Nuno Lopes e está apenas a uma vitória do regresso à 1ª divisão, escalão onde tem militado nos últimos anos e onde tem muitos pergaminhos.
Calendário da ‘liguilha’ de acesso à 1ª divisão nacional
1ª Jornada – 5/9/2020 – Sábado 17.00
Paço de Arcos 2 Sporting de Tomar 2
Tigres de Almeirim 5 Famalicense 4
Parede 1 Marinhense 2
2ª Jornada – 9/9/2020 – 4ª Feira – 21.00
Marinhense 5 Paço de Arcos 5
Sporting de Tomar 4 Tigres de Almeirim 1
Famalicense 5 Parede 4
3ª Jornada – 12/9/2020 – Sábado – 17:00
Tigres de Almeirim 2 Paço de Arcos 3
Parede 1 Sporting de Tomar 5
Marinhense 6 Famalicense 4
*Classificação:
1º Tomar (7 pontos), 2º Marinhense (7), 3º Paço de Arcos (5), 4º Os Tigres (3), 5º Famalicense (3), 6º Parede (0)
4ª Jornada – 16/9/2020 – 4ª Feira – 21:00
Paço de Arcos – Parede –
Tigres de Almeirim – Marinhense –
Sporting de Tomar – Famalicense –
5ª Jornada – 19/9/2020 – Sábado – 17:00
Marinhense – Sporting de Tomar –
Famalicense – Paço de Arcos –
Parede – Tigres de Almeirim –
Nacional de hóquei em patins arranca com ‘clássico’ Benfica-FC Porto
Benfica e FC Porto vão defrontar-se na primeira jornada da fase regular do campeonato português de hóquei em patins, em 26 de setembro, ditou o sorteio realizado pela Federação de Patinagem de Portugal (FPP).
O calendário da edição 2020/21 já está definido e o encontro entre os dois emblemas com mais títulos de campeão nacional, ambos com 23, ficou agendado para o pavilhão do Estádio da Luz, logo no arranque da competição, a 26 de setembro.
Já o Sporting estreia-se fora de casa, perante o segundo classificado da ‘liguilha’ de subida, na qual estão envolvidos Sporting de Tomar, Paço de Arcos, Tigres, Marinhense, Famalicense e Parede.
Estas seis formações vão disputar o acesso à divisão principal, num formato de todos contra todos, a uma só volta, entre 05 e 19 de setembro. Os três primeiros classificados, apuram-se para o primeiro escalão.
A primeira ronda do Nacional de hóquei em patins inclui ainda os jogos Sanjoanense-Riba D’Ave, Oliveirense-Juventude de Viana e Turquel-HC Braga, enquanto Valongo e Óquei de Barcelos jogam diante do primeiro e terceiro classificados da ‘liguilha’ de subida.
Para a terceira jornada, em 10 de outubro, está marcado um dérbi lisboeta, entre Benfica e Sporting, na Luz, e à oitava ronda os ‘leões’ recebem o FC Porto, no pavilhão João Rocha.
O modelo competitivo para 2020/21 sofreu alterações, sendo que, depois da habitual fase regular, disputada a duas voltas, num total de 26 jornadas, os oito melhores classificados iniciam o ‘play-off’ para definir o campeão nacional.
Os quartos de final jogam-se à melhor de três duelos, enquanto as meias-finais e a final serão decididas à melhor de cinco.
A última edição do Nacional de hóquei em patins foi interrompida em março, devido à pandemia de covid-19, e acabou por ser cancelada posteriormente, em 29 de abril, sem campeão ou descidas de divisão.
c/LUSA
A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.