Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Hóquei em patins | Cidade de Tomar recebe ‘Elite Cup’ de 10 a 12 de setembro

A quinta edição da Elite Cup, que junta as oito melhores equipas do hóquei nacional, vai decorrer no Pavilhão Municipal de Tomar entre os dias 10 e 12 de setembro. O Sporting de Tomar defronta o Óquei de Barcelos na sexta-feira, dia 10, às 18:00.

- Publicidade -

As oito melhores equipas do hóquei em patins português – FC Porto (vencedor da última edição da Elite Cup), Sporting CP (campeão nacional e europeu em título), OC Barcelos, SL Benfica, UD Oliveirense, SC Tomar, AD Valongo e Juventude de Viana – vão assim disputar o troféu da Elite Cup 2021, prova maior da abertura da temporada e agora com caráter oficial (com o apoio da Federação de Patinagem de Portugal).

A apresentação do evento decorreu em Tomar e contou com as presenças dos diretores e capitães das oito equipas. O painel da sessão contou com a intervenção do presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, Luís Sénica, do presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem, Joaquim Ribeiro, do diretor adjunto do jornal Record (patrocinador principal da Elite Cup – os jogos vão ser todos transmitidos no site deste jornal desportivo), Sérgio Krithinas, e da presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas. 

- Publicidade -

Foram os capitães das oito equipas os responsáveis pela tiragem das bolas para o sorteio dos primeiros quatro jogos. Foto: mediotejo.net

Mediante o sorteio realizado na sessão de apresentação – com um modelo semelhante ao usado em 2019, com dois potes de 4 equipas cada, num os 4 primeiros classificados e cabeças de série e no outro os clubes classificados do 5º ao 8º lugar do campeonato nacional 2020/2021 – ficou definido que os primeiros quatro confrontos, no dia 10, são entre o Sporting CP e o Oliveirense (10h), o FC Porto e o Valongo (14h), o ÓC Barcelos e o SC Tomar/IPT (18h) e entre o SL Benfica e o Juventude de Viana (21h).

Luís Sénica, presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, relembrou que esta prova já vinha tendo o apoio da federação e fez questão de deixar a mensagem de que o hóquei já fez muito por Portugal, “somos campeões do mundo, temos o melhor campeonato do mundo, as melhores equipas do mundo em Portugal, e se aqui tivéssemos o Barcelona teríamos as melhores equipas do universo”, pelo que o representante da federação considera que é importante “mudar esta ideia de que somos pequeninos”.

A presidente do município tomarense e apaixonada assumida por este desporto, Anabela Freitas, espera que este seja o “pontapé de saída” para retomar aquilo que é a normalidade na competição. A autarca destacou a existência de equipas no concelho desde as camadas mais jovens até aos seniores e a paixão dos tomarenses pela modalidade.

A Elite Cup, disputada em Tomar entre os dias 10 e 12 de setembro, foi apresentada no dia 23 de agosto. Foto: mediotejo.net

“Os tomarenses são apaixonados pela modalidade, estamos todos desejosos de poder assistir ao vivo aos vários jogos, ainda por cima com os protagonistas que temos. Acho que é uma entrada em grande naquilo que é o recuperar das nossas vidas e da prática desportiva, que é muito importante”, referiu a autarca na sessão de apresentação.

ÁUDIO | IVO SILVA, CAPITÃO DO SPORTING CLUBE DE TOMAR

Ao mediotejo.net, Ivo Silva, capitão da equipa da cidade templária, assegura que o Sporting de Tomar se vai apresentar como tem feito nos últimos anos, “ambicioso, a querer jogar bom hóquei e a apresentar um bom espetáculo, a comprovar o porquê do investimento que tem sido feito na equipa”, acrescentado que o grupo vai certamente encarar qualquer adversário olhos nos olhos, sem qualquer “estigma de inferioridade”.

Ivo Silva e Ricardo Cardoso, capitão e diretor desportivo da equipa do Sporting de Tomar. O capitão da equipa tomarense diz que o Sporting de Tomar vai enfrentar qualquer equipa de olhos nos olhos. Foto: mediotejo.net

Segundo o capitão da equipa residente, o facto de a competição ser em Tomar apenas “aumenta a alegria de poder presentear os nossos adeptos que estão famintos de hóquei, que normalmente enchem os pavilhões e que não puderam estar presentes”.

“A organização aqui nesta cidade o que nos traz é uma felicidade imensa. Não passa de um torneio de pré-epoca – que queremos ganhar claro, vale o troféu – no entanto a pressão que sentimos é a da alegria que queremos dar aos nossos adeptos”, disse Ivo Silva, mostrando-se igualmente consciente de que com estas que são as melhores equipas do campeonato e “sabendo que existem equipas com outros argumentos diferentes”, o objetivo é sempre o de ir o mais longe possível, sendo que no entanto “o que interessa é dentro da pista”, onde deixa a certeza de que o grupo vai “dar tudo”.

Tendo em conta que devido à pandemia a prova não foi realizada em 2020, as primeiras quatro edições foram conquistadas pelo Sporting CP (2016, 2018), SL Benfica (2017) e FC Porto (2019).

A venda de bilhetes está disponível desde o dia 7 de setembro. Entre este dia e o de 9 de setembro é possível adquirir os ingressos na bilheteira do Pavilhão Municipal de Tomar entre entre as 14h30 e as 19h30. Nos dias 10 e 11 de setembro a bilheteira funciona entre as 8h30 e as 21h, e no dia 12 de setembro entre as 8h e as 16h.

O evento conta com organização da empresa Sigma Stars, que já organizou a 4ª edição, tendo Anabela Freitas aproveitado a ocasião para agradecer à SigmaStars, que “tudo fez para que os atletas e as suas equipas sejam bem recebidos, se sintam em casa, e que que quem venha assistir aos vários jogos, o faça num ambiente em segurança”.

Calendário da Prova

Sexta-feira, 10 de setembro

Jogo 1: 10:00 – Sporting CP vs Oliveirense

Jogo 2: 14:00 – FC Porto vs Valongo

Jogo 3 – 18:00 – ÓC Barcelos vs SC Tomar/IPT

Jogo 4 – 21:00 – SL Benfica vs Juventude de Viana

Pavilhão Municipal de Tomar vai receber a elite do hóquei em patins nacional. Foto arquivo: DR

Sábado, 11 de setembro
Jogo 5: 10h00: Equipa Vencida Jogo 1 vs Equipa Vencida Jogo 3
Jogo 6: 14h00: Equipa Vencida Jogo 2 vs Equipa Vencida Jogo 4
Jogo 7: 18h00: Equipa Vencedora Jogo 1 vs Equipa vencedora Jogo 3 | 1ª Meia-Final
Jogo 8: 21h00: Equipa Vencedora Jogo 2 vs Equipa vencedora Jogo 4 | 2ª Meia-Final

Domingo, 12 de setembro
Jogo 9: 09h00: Equipa Vencida Jogo 5 vs Equipa Vencida Jogo 6 | 7º e 8º classificado
Jogo 10: 11h00: Equipa Vencedora Jogo 5 vs Equipa Vencedora Jogo 6 | 5º e 6º classificado
Jogo 11: 13h00: Equipa Vencida Jogo 7 vs Equipa vencida Jogo 8 | 3º e 4º classificado
Jogo 12: 16h00: Equipa Vencedora Jogo 7 vs Equipa vencedora Jogo 8 | Final | 1º e 2º
classificado

Mais informações no site da prova.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome