Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Julho 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“Hoje comemora-se o Dia Mundial da Saúde Oral”, por Rui Calado

Hoje, domingo, dia 20 de março, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Oral, porque é preciso divulgar em todos os países, a todos os decisores, a todas as pessoas, a nível global, que a cárie dentária e as doenças das gengivas se não combatidas atingem elevadas percentagens da população, mas podem ser evitadas.

- Publicidade -

Embora não constituam um risco importante para a vida das pessoas atingidas, estas doenças afetam de forma muito significativa a sua saúde e bem-estar. A nível mundial são as doenças mais prevalentes (as que atingem mais pessoas), a cárie dentária na primeira metade da vida, as doenças das gengivas na segunda metade.

As consequências económicas destas doenças são enormes e por mais que se invista no seu tratamento, a resolução do problema só será alcançada se lhe forem associadas intervenções preventivas e de promoção da saúde Oral.

- Publicidade -

Em Portugal, têm-se alcançado grandes progressos nesta área da saúde. Nas últimas décadas, uma estratégia de intervenção direcionada para as crianças, os jovens e grupos populacionais mais vulneráveis proporcionou excelentes resultados, confirmados pelo III Estudo Nacional de Prevalência das Doenças Orais e divulgados pela Direção Geral da Saúde, através do seu site.

No Médio Tejo , os serviços de saúde públicos têm divulgado informação sobre os comportamentos favorecedores da saúde oral, através dos mais diversificados meios de comunicação social, com o objetivo de ajudar as pessoas na adoção consciente de autocuidados.

Paralelamente, a saúde infantil e escolar tem dinamizado intervenções preventivas dirigidas a todas as crianças e jovens do Médio Tejo, enquanto a medicina geral e familiar proporciona acessos a medicina dentária a utentes pertencentes a grupos de risco mais elevado.

Poster Saude Oral 2016 v1.4 (1)Conscientes de que há muito caminho para percorrer, também sabemos que muito já foi percorrido. O Dia Mundial da Saúde Oral proporciona um excelente momento de reflexão e balanço.

Com a ajuda de todos e de cada um de nós, o nível da saúde oral na população do Médio Tejo será progressivamente melhorado.

Rui Calado é médico epidemiologista e especialista em Saúde Pública. Foi coordenador da USP (Unidade de Saúde Pública) do ACES Zêzere e do Médio Tejo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome