Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Governo | Novas secretarias de Estado da Valorização do Interior e da Defesa do Consumidor

O primeiro-ministro decidiu criar novas secretarias de Estado da Valorização do Interior e da Defesa do Consumidor, ocupadas respetivamente por João Paulo Catarino e João Torres, ambas na tutela do ministro Adjunto e da Economia.

- Publicidade -

O novo secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, é mestre em engenharia civil, foi líder da Juventude Socialista entre 2012 e 2016 e, atualmente, ocupa o lugar de vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.

João Paulo Catarino, o novo secretário de Estado da Valorização do Interior, é licenciado em engenharia agronómica e bacharel em engenharia de produção florestal e, entre 2005 e 2016, foi presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Desde julho de 2017 exerce as funções de coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

- Publicidade -

De acordo com a nota publicada no portal da Presidência da República, sob a tutela do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, passará também a haver uma Secretaria de Estado da Economia, ocupada por João Correia Neves, desaparecendo pastas com designação específica de Comércio e de Indústria.

Por outro lado, no Ministério do Ambiente, o até agora secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, passa a secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade.

João Paulo Catarino esteve recentemente em Abrantes, onde autarcas e empresários debateram e identificaram alguns dos desafios e das oportunidades para o desenvolvimento do tecido empresarial do interior. Foto: mediotejo.net

Interior com mais peso político ao ser criada Secretaria de Estado – PR

O Presidente da República considerou hoje, em Nelas, no distrito de Viseu, que o Governo ao criar uma Secretaria de Estado de Valorização do Interior está a dar mais peso político a uma preocupação dos portugueses.

“Não gosto de comentar remodelações no Governo, mas sublinho que começou por haver uma unidade de missão para o interior que passa a Secretaria de Estado. A minha leitura é que é uma aposta política nessa causa”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o chefe de Estado, a leitura é óbvia: “aquilo que merecia uma unidade de missão merece uma Secretaria de Estado para dar, portanto, maior peso político a essa preocupação dos portugueses”.

O chefe de Estado falava aos jornalistas ao final da manhã de hoje no Centro Escolar de Nelas, no distrito de Viseu, onde presidiu à cerimónia de distribuição do livro “Bombeirito na floresta”.

Rodeado de dezenas de crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, Marcelo Rebelo de Sousa foi muito interativo com os mais novos nos ensinamentos de como se deve cuidar da floresta e do que não deve ser feito.

A Secretaria de Estado de Valorização do Interior, criada na remodelação governamental do último fim de semana, será ocupada por João Paulo Catarino, que exercia as funções de coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Agência de Notícias de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome