Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Golegã | XTerra Portugal recebe melhores triatletas do mundo na Capital do Cavalo (c/fotos)

A Golegã recebe este fim de semana (2 e 3 de junho) o evento de Triatlo denominada XTerra Portugal. O Xterra Portugal é uma organização do Núcleo Sportinguista da Golegã e da Câmara Municipal da Golegã, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

- Publicidade -

É constituído por uma prova Standart pontuável para o Xterra Europe, de Apuramento para o Xterra WorldChampionship, por uma Prova Aberta a todos os interessados, e por uma prova de Triatlo Jovem.

As provas terão lugar na Golegã, com partida no jardim do Equuspólis na Golegã, pelas 14H00 de sábado. No domingo disputa-se o o XTerra Kids, pelas 10H30m, destinado aos mais jovens.

- Publicidade -

Natação.

A Natação do Xterra Portugal é efetuada na Lagoa da Alverca, uma lagoa que envolve, ao longo de 1500 metros, a vila da Golegã.

É feita com partida de dentro de água (partida única) onde os atletas percorrerão um percurso de 750 metros, saem para terra, correm cerca de 30 metros e mergulham da ponte para percorrer os segundos 750 metros.

Este modelo permite uma maior ligação entre público e atletas ao mesmo tempo que proporciona imagens espectaculares!

BTT.

O percurso de BTT tem no Xterra Portugal um papel preponderante, com aproximadamente 35 km de distância. Começa com cerca de 5km totalmente planos fazendo a ligação da Vila da Golegã com as colinas de charneca, por estradão que, fora da vila, será sempre em terra batida por entre as plantações agrícolas da região.

Ao km 5, e depois de se passar o rio Almonda começa um frenesim de subidas e descidas bastantes técnicas e exigentes a nível físico que porão à prova os melhores atletas do mundo.

Esta parte do percurso é composta por mais de 10 km de single tracks, onde as pedras soltas imperam tornando por vezes a progressão muito dificil, em contraste com as descidas rápidas onde a adrenalina toma conta de atletas e público!

Corrida.

O percurso de corrida tem a particularidade de ser totalmente plano, decorrido grande parte por entre plantações agrícolas, como é o caso de campos de milho, trigo, girassol, tomate ou de vinhas, no fundo as culturas mais comuns na Golegã.

Não obstante, torna-se o mesmo bastante agradável e entretido com alguns obstáculos naturais com passagens de troncos de árvores e zonas onde a progressão é auxiliada com recurso a cordas colocadas no local, tendo ainda um túnel que atravessa a estrada nacional e agradáveis passagens nas margens do Rio Tejo e da Lagoa da Alverca.

Na lista de inscritos, com muitos nomes sonantes do triatlo nacional e internacional, um salta imediatamente à vista: Ruben Ruzafa. O atleta espanhol venceu todas as edições da prova da Golegã.

Motivos de interesse não faltam…
A Golegã convida e aguarda uma enchente de amantes do Triatlo.

Fonte: XTerra
Fotos: David Pereira e Jorge Santiago/mediotejo.net

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome