- Publicidade -

Quinta-feira, Janeiro 20, 2022
- Publicidade -

Golegã | Semana da Fotografia com atividades gratuitas

O Centro de Estudos em Fotografia da Golegã (CEFGA), que resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal da Golegã e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), realiza de 9 a 14 de outubro a 6ª Semana da Fotografia da Golegã, com o objetivo de enriquecer a cultura do público por intermédio da fotografia com atividades gratuitas.

- Publicidade -

O evento deste ano tem início a uma segunda-feira, dia 9, com “Fotografia à la minute”, um projeto de animação de rua, que traz de volta o trabalho e a fotografia de retrato e que está a cargo de Tiago Cacheiro (formado em Fotografia e em Processos Fotográficos Históricos). Esta atividade que se repete no dia 13 de outubro, sexta-feira, destina-se às Escolas da Golegã. Este primeiro dia conta com o workshop de Introdução ao Processo Fotográfico: A Luz e a Câmara com Tiago Cacheiro e António Ventura (IPT).

Para terça-feira, dia 10 de outubro, está agendado o workshop de “Introdução ao Processo Fotográfico: O Laboratório Preto e Branco” com Tiago Cacheiro e António Ventura.

- Publicidade -

A temática Processos Fotográficos Históricos é, igualmente, abordada durante esta semana e, nos dias 11 e 12 de setembro, são apresentados os workshops “O Papel Salgado” e “O Colódio Húmido”, respetivamente, com Tiago Cacheiro.

Já no dia 13 de setembro, sexta-feira, contamos com a presença de Diogo Saldanha (professor de Fotografia na ESAD CR), Nuno Faria (curador) e Pedro Tropa (professor e diretor do curso de fotografia no Ar.Co) para um seminário e workshop intitulado “Câmara Escura a Céu aberto#. Ainda na 6.ªfeira, inaugura no Centro de Arte e Imagem da Galeria do Instituto Politécnico de Tomar, a exposição de fotografia Carlos Relvas, um homem tem duas sombras – Paisagens, Auto (Retratos), Objetos e Animais com a curadoria de Luís Pavão e Nuno Faria. O dia conta ainda, com o workshop “Preservação de Pequenas Coleções de Fotografia” com Élia Roldão e Luísa Casella (Conservação e Preservação de Fotografia).

- Publicidade -

No sábado, dia 14 de outubro, o programa continua com o seminário e workshop intitulado “Câmara Escura a Céu aberto” e do workshop “Preservação de Pequenas Coleções de Fotografia”.

Esta 6.ª Semana da Fotografia da Golegã, de participação gratuita, apresenta algumas novidades nomeadamente, a parceria com as Escolas da Golegã que garante atividades destinadas aos seus alunos e que decorrem nas próprias Escolas, bem como a parceria com a Oficina, Centro de Artes e Mestres Tradicionais de Guimarães, CIPRL, o que permitiu trazer a exposição Carlos Relvas, um homem tem duas sombras – Paisagens, Auto (Retratos), Objetos e Animais e que representa o primeiro passo de um Projeto de Itinerâncias que o CEFGA pretende promover.

Estará ainda disponível a exposição de fotografia na Biblioteca Municipal da Golegã e que resulta dos trabalhos realizados pelos participantes no seminário e workshop que aconteceu na 5.ª semana da fotografia da Golegã, em 2016, e que foi orientado por Nuno Faria e Duarte Belo – Carlos Relvas construindo uma autoria: o estúdio, o entorno e o território.

A participação no evento é livre e gratuita, mediante inscrição prévia, através do email: casa.relvas@cm-golega.pt ou do telefone 249 979 000. As vagas são preenchidas mediante ordem de inscrição.

 

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome