Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Golegã | Secular Feira de São Martinho celebra tradição na Capital do Cavalo

O cheiro e o fumo das castanhas assadas espalha-se pelo largo do Arneiro, o coração da vila da Golegã, onde decorre até dia 14 de novembro a Feira Nacional do Cavalo e a secular Feira de São Martinho. Por estes dias, respira-se um ambiente único numa das feiras mais típicas e castiças do país.

- Publicidade -

Tudo acontece tendo como epicentro o largo do Arneiro, onde as amazonas, os cavaleiros, os cavalos e as charretes dão voltas na manga como se de um ritual se tratasse. De ambos os lados da manga aglomeram-se centenas de pessoas a assistir ao desfile, enquanto no centro do recinto decorrem provas equestres.

Nas laterais do largo estão instaladas as principais coudelarias do país, preparadas para a compra e venda de cavalos, negócio que por estes dias tem na Golegã o principal entreposto. A par, e espalhadas também pelas ruas adjacentes, não faltam as tasquinhas e os vendedores de castanhas e dos mais variados produtos com destaque para tudo o que tenha a ver com o mundo dos cavalos, da equitação e dos desportos equestres.

- Publicidade -

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou a Feira da Golegã (XLV Feira Nacional do Cavalo, XXII Feira Internacional do Cavalo e Feira de São Martinho, desde 1571), na sexta-feira, dia 5 de novembro, Dia do Concelho da Golegã e de Celebração dos 500 anos do Foral atribuído por D. Manuel I. Foto: Nuno Matos/FNC

Denominada “capital do cavalo”, a Golegã recebe anualmente, por esta altura, criadores de cavalos, provas desportivas e atividades equestres, num certame marcado pela tradição, com o desfile incessante de cavaleiros e amazonas no largo do Arneiro, e pelo cheiro da castanha assada, atraindo milhares de visitantes à vila.

São 10 dias em que se respira um ambiente castiço que marca a alma ribatejana. Depois de um ano de pausa forçada devido à pandemia, sente-se que as pessoas estão sedentas deste tipo de eventos. Por isso, mais uma vez são esperados milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Um cenário que agrada ao novo presidente da Câmara, António Camilo, mas que acarreta também um apelo à responsabilidade para o cumprimento das normas da Direção Geral da Saúde.

É essa a principal preocupação do autarca, conforme fez saber a durante a entrevista ao mediotejo.net. António Camilo fala em sentido de responsabilidade e apela ao bom senso dos visitantes. Reconhece ser difícil manter o distanciamento social apesar de se tratar de um espaço aberto, lembrando as regras da utilização da máscara e o distanciamento.

“A feira vai ter muita gente, mas estou convencido de que vai haver responsabilidade das pessoas”, confia o presidente da Câmara da Golegã.

Também a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que visitou o certame no primeiro dia, se mostra “bastante agradada” com uma feira que “é muito importante para toda a região e para o país porque promove o cavalo e traz muitas pessoas do país e do estrangeiro”.

Isto depois de um interregno de um ano por causa da pandemia, “voltámos, com todos os cuidados”. Para a governante, “é sempre um gosto regressar à Golegã”.  

Maria do Céu Antunes destaca também a dinamização da restauração e da hotelaria, além da promoção da economia local e regional e dos produtos endógenos.

Quanto ao mercado dos cavalos, considera a feira importante porque “aqui fazem-se bons negócios e promovem-se as nossas raças autóctones”, tendo feito notar a importância de de “potenciar ainda mais este nosso produto de excelência que é a raça lusitana”.

Ministra da Agricultura e Presidente da Câmara durante a visita inaugural da Feira do Cavalo. Foto: mediotejo.net

Golegã – 500 anos de Foral do Concelho

Na primeira noite da feira, a Ministra da Agricultura, acompanhada pelo Presidente da Câmara e de outros autarcas e dirigentes, assistiu ao espetáculo equestre comemorativo dos 500 anos de Foral do Concelho da Golegã, que contou com a participação da Charanga e da Reprise da Guarda Nacional Republicana.

Do programa destaque para outro espetáculo equestre comemorativo dos 450 Anos da Feira de São Martinho (dia 12). No dia anterior, dia de S. Martinho, acontece o tradicional cortejo e bênção dos Romeiros de São Martinho. Outro destaque vai para a Homenagem à Equipa Olímpica de Ensino, que participou nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (ver programa completo em baixo).

Motivos não faltam para visitar a Golegã durante estes 10 dias (de 5 a 14 de novembro) em que decorre a 45ª Feira Nacional do Cavalo, a 22ª Feira Internacional do Cavalo Lusitano e a Feira de São Martinho.

Por estes dias, todos os caminhos vão dar à Golegã, que acolhe até 14 de novembro a Feira nacional do Cavalo e a secular Feira de São Martinho. Foto: Arlindo Homem

Regras mais apertadas

A organização da Feira Nacional do Cavalo definiu um conjunto de regras para o funcionamento da feira tendo em conta ainda o atual cenário pandémico e o crescente aumento de casos de Covid-19. No que respeita à circulação animal, não é permitida a aglomeração de mais do que cinco cavalos montados, junto a estabelecimentos de restauração e bebidas.

Está proibida a circulação de cavalos e veículos de tração animal entre as 02h00 e as 07h00, durante o período da feira, em toda a Vila da Golegã. Esta medida já tinha sido tomada em 2019 e na altura gerou polémica, estando em causa o descanso e tranquilidade dos moradores.

Além disso, não é permitida a circulação de veículos de tração animal (atrelagens) na manga da Feira entre as 17h00 e as 21h30 dos dias 6, 7,11,12 e 13 de novembro

A GNR lançou também um comunicado relativo à Operação de Segurança durante a Feira Nacional do Cavalo. Entre os dias 5 e 15 de novembro, a GNR vai realizar uma operação de segurança, na Vila da Golegã e zona envolvente, “de modo a garantir a segurança e a tranquilidade pública dos visitantes, entidades presentes e habitantes locais, bem como o controlo e fluidez rodoviária”.

Após elencar dezena e meia de conselhos, os militares da Guarda apelam ao “cumprimento das regras e das orientações da Direção Geral de Saúde por forma a garantir a segurança de todos”.

Programa da Feira do Cavalo 2021

5 DE NOVEMBRO SEXTA FEIRA

DIA DO CONCELHO DA GOLEGÃ — CELEBRAÇÃO DOS 500 ANOS DO FORAL

HIPPOS GOLEGÃ / CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE DESPORTOS EQUESTRES

08h00» Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos | (Provas de 1.00 m a 1.30 m)

15h30» Concurso de Atrelagem Nacional (CAN 2*) — Prova de Ensino

CAMPO DE TÉNIS GOLEGÃ

09h00» XXIII Open Golegã FNC

ARNEIRO DA FEIRA

15h00» Taça de Portugal de Equitação de Trabalho — Prova de Ensino

21h00> Espetáculo Equestre Comemorativo dos 500 Anos de Foral do Concelho da Golegã

Com a presença da Charanga e da Reprise da Guarda Nacional Republicana

CASA-ESTÚDIO CARLOS RELVAS

16h00» Abertura da Exposição de Fotografia “O Tempo das Castanhas”, de Frédérique Lavergne

EQUUSPOLIS

Exposição de Fotografia “Leal Companheiro”, de Ans Roels

CLUBE DO CRIADOR – LUSITANUS, S.A

Abertura da Exposição de Pintura e Cerâmica de Beatrice Bulteau

ANTE – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TURISMO EQUESTRE

Abertura da Exposição de Pintura, “Domingo de Feira” de Marta Justiça

Abertura da Exposição de Escultura de Carlos Dinis

6 DE NOVEMBRO SÁBADO

DIA DAS FREGUESIAS GOLEGÃ, AZINHAGA E POMBALINHO

HIPPOS GOLEGÃ / CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE DESPORTOS EQUESTRES

08h00> Partida dos Concursos de Endurance: Campeonato Nacional de Cavalos Novos; CEI* de 80 Kms, CEN* de 80 Kms, CEP de 80 Kms e CEP de 40 Kms

08h00» Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos

QUINTA DA LABRUJA

09h00> Taça de Portugal e Copa Europeia de TREC — POR (Prova de Orientação) — Partida

14h00» Concurso de Atrelagem Nacional (CAN 2”) — Prova de Maratona

CAMPO DE TÉNIS GOLEGÃ

09h00» XXIII Open Golegã FNC

ARNEIRO DA FEIRA

15h00» Taça de Portugal de Equitação de Trabalho — Prova de Maneabilidade

19h00» Entrega de Prémios dos Concursos de Endurance

21h30» Concurso de Saltos de Obstáculos “Prova das 6 Barras” V Troféu Pedro Faria

7 DE NOVEMBRO domingo

DIA DA BIOSFERA E DA RESERVA NATURAL DO PAUL DO BOQUILOBO

HIPPOS GOLEGÃ / CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE DESPORTOS EQUESTRES

08h00» Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos | (Provas de Cruzes 0.50 a 1.30 m)

ARNEIRO DA FEIRA

11h00» Concurso de Atrelagem Nacional (CAN 2”) — Prova de Cones

15h30» Taça de Portugal de Equitação de Trabalho — Prova de Velocidade

QUINTA DA LABRUJA

11h00» Taça de Portugal e Copa Europeia de TREG — MA (Medição de Andamento)

PTV (Percurso em Terreno Variado)

CAMPO DE TÉNIS GOLEGÃ

XXIII Open Golegã FNC

14h00» Final Femininos

16h00» Final Masculinos

9 DE NOVEMBRO – TERÇA FEIRA

DIA DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS

HIPPOS GOLEGÃ / CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE DESPORTOS EQUESTRES

09h00» Concurso de Dressage Especial — Níveis Nacionais e Internacionais

10h00» Campeonato Nacional Inter Escolar — Prova de Ensino

15h00» Concurso de Dressage Especial — Níveis Nacionais e Internacionais

PICADEIRO LUSITANUS

21h00» Campeonato Nacional Inter Escolar — Prova de Volteio Artístico

10 DE NOVEMBRO QUARTA FEIRA

DIA DA EQUITAÇÃO TRADICIONAL PORTUGUESA — PATRIMÓNIO IMATERIAL DA UNESCO HIPPOS GOLEGÃ / CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE DESPORTOS EQUESTRES

09h00» Concurso de Dressage Especial — Níveis Nacionais e Internacionais

15h00» Concurso de Dressage Especial — Níveis Nacionais e Internacionais

ARNEIRO DA FEIRA | SHOWGROUND

10h00» Campeonato Nacional Inter Escolar — Prova de Saltos de Obstáculos

16h30» Prova de Equitação à Portuguesa — Prova Nível B e À

19h30» Campeonato Nacional Inter Escolar — Entrega de Prémios

21h00> Efeméride evocativa da elevação da Equitação Tradicional Portuguesa a Património Imaterial da UNESCO — Apresentação da Escola Portuguesa de Arte Equestre

21h30» Troféu Marquês de Marialva — Concurso de Dressage Especial — Provas Intermediária | Kur e Grande Prémio Kur

QUINTA DA LABRUJA

14h30> Campeonato Nacional Inter Escolar — Prova de Cross

11 DE NOVEMBRO QUINTA FEIRA | DIA DE SÃO MARTINHO

HIPPOS GOLEGÃ / CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE DESPORTOS EQUESTRES

08h00» Final da Taça de Portugal de Ensino

Troféu Nacional dos Campeões Regionais de Ensino

PORTA DE FERNÃO LOURENÇO

11h30> Partida do Cortejo dos Romeiros de São Martinho

IGREJA MATRIZ

12h00» Bênção dos Romeiros de São Martinho

ARNEIRO DA FEIRA

12h30» Chegada do Cortejo dos Romeiros de São Martinho

ARNEIRO DA FEIRA

LXI Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela FNG e XXII Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano

10h00» Poldros de 3 anos, apresentados à mão

14h00» Cavalos de 4 anos, apresentados montados

16h00» Cavalos de 5 anos ou mais, apresentados montados

Entrega de Prémios no final de cada Classe

18h50» Troféu Raças Selectas 2021

19h00» Efeméride Comemorativa do Centenário do Nascimento do Eng. Fernando de Sommer d’Andrade (1920-2020) e do Eng. José Jorge Canelas (1921-2021)

12 DE NOVEMBRO SEXTA FEIRA

DIA DA REDE EUROPEIA DE CIDADES DO CAVALO

HIPPOS GOLEGÃ / CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE DESPORTOS EQUESTRES

08h00» Final da Taça de Portugal de Ensino

Troféu Nacional dos Campeões Regionais de Ensino

ARNEIRO DA FEIRA

12h30> Campeonato Nacional de Combinado de Maratona — 1ª Mão

18h30» Entrega de Prémios do IV Troféu de Tradição

19h00> Recordar João Lopes Aleixo

22h00> Espetáculo Equestre Comemorativo dos 450 Anos da Feira de São Martinho

13 DE NOVEMBRO SÁBADO

DIA DA FEDERAÇÃO EQUESTRE PORTUGUESA E DO DESPORTO EQUESTRE

HIPPOS GOLEGÃ / CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE DESPORTOS EQUESTRES

08h00» Final da Taça de Portugal de Ensino (Provas Nacionais)

Final do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho — Prova de Ensino

CAMPO DE TÉNIS GOLEGÃ

09h00» |l Torneio de Veteranos FNC

ARNEIRO DA FEIRA

11h00» Campeonato Nacional de Combinado de Maratona — 2º Mão

Podium dos Campeões de Combinado Maratona

14h30» Final do Concurso da XLV Feira Nacional do Cavalo e da XXII Feira Internacional do Cavalo Lusitano – Campeão de Campeões da Raça Lusitana

18h00» Final da Taça de Portugal de Ensino (Prova Intermediária 1 free style)

Entrega de Prémios da Taça de Portugal de Ensino (todos os níveis)

19h00» Homenagem ao Presidente de Honra do LXI Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela FNG e XXII Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano — Equipa Olímpica de Ensino, Tóquio 2020

19h15» Prémios Golegã 2020 e 2021 – Distinção à Excelência Equestre

PICADEIRO LUSITANUS

19h30» Tejo de Honra — Demonstração de tiro com Arco a Cavalo

14 DE NOVEMBRO domingo

CAMPO DE TÊNIS GOLEGÃ

09h00» |l Torneio de Veteranos FNC

ARNEIRO DA FEIRA

09h30» Final do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho — Prova de Maneabilidade

15h30» Final do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho — Prova de Velocidade

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome