Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Golegã | Sargento da GNR Francisco Fernandes foi transferido para Santarém

O Sargento da GNR Francisco Fernandes deixou o comando da GNR da Golegã no dia 30 de setembro para ser colocado no Comando Territorial de Santarém – secção de justiça, onde se apresentou no dia 01 de outubro, depois de ter estado na Capital do Cavalo desde 17 de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2018.

- Publicidade -

Natural de Vale das Mós, Abrantes, Francisco Narciso Fernandes, 43 anos, com dois filhos menores e em união de facto, recebeu das mãos dos presidentes de Junta de Freguesia de Golegã – António Camilo e de Azinhaga – Daniel Romão, a medalha das Freguesias, antes de terminar a sua função como Comandante do Posto GNR de Golegã (30-09-2018). O militar já tinha recebido a medalha do Concelho da Golegã em 24 de julho de 2017.

 

- Publicidade -

O Sargento da GNR Francisco Fernandes deixou o comando da GNR da Golegã no dia 30 de setembro para ser colocado no Comando Territorial de Santarém – secção de justiça. Foto: Diogo Narciso

Francisco Fernandes alistou-se na GNR no dia 16/06/1997, sendo que, ao terminar o curso, foi colocado em Arruda dos Vinhos, passando depois por Marinhais e Chamusca, onde concorreu e entrou no curso de Cabos. A sua colocação como Cabo foi já no Posto da GNR de São Facundo, Abrantes, onde esteve 4 meses. Colocado em Mação, no final de 2002, concorreu ao curso de Sargentos, tendo entrado em 2004/2006.

O seu primeiro posto como Sargento foi em Fátima em 16/04/2007 como 2º Sargento, por ocasião da saída da PSP de Fátima, sendo um dos pioneiros naquela cidade. Em 2009, em resposta a uma solicitação que fez ao Comandante, o Coronel Vitor Lucas, para que fosse comandar o Posto de Ourém, foi ali colocado em março de 2009, onde esteve até dezembro de 2009. Acabara por regressar novamente a Fátima, onde esteve ate 29 junho de 2010, tendo lembrado o “orgulho” de ali ter recebido o Papa Bento XVI em maio de 2010. Seria chamado a “reforçar Fátima” em maio do ano 2017, por ocasião da visita do Papa Francisco.

Colocado na Barquinha a 30/06/2010, onde esteve ate 16/10/2013, foi depois, no dia 17/10/2013, dia que o seu filho Martim fez 5 anos, (Maria Francisca é a filha mais nova) colocado na Golegã onde esteve até ao dia 30/09/2018.

Coordenou a segurança da Feira Nacional do Cavalo Lusitano, depois de nos anos de 2013 a 2017.

Francisco Fernandes, na hora da transferência profissional, disse ao mediotejo.net ter “gostado muito” de estar na Golegã. Uma “terra que abracei pelas suas tradições e costumes, a qual me identifico. Jamais esquecerei o Concelho da Golegã – Capital do Cavalo, que tem pessoas especiais e jamais as esquecerei. Um bem-haja para todas elas”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome