Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Novembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Golegã | Romaria a São Martinho dá a conhecer património do concelho (c/vídeo e fotogaleria)

Desde há 18 anos que a ExpoÉgua na Golegã inclui a Romaria a São Martinho, uma peregrinação a cavalo pelos caminhos do concelho durante a qual se dá a conhecer o Património Histórico-Religioso da Vila da Golegã.

- Publicidade -

Este ano com maior participação, a Romaria iniciou-se junto à Capela de S. Martinho, no largo do Arneiro, seguindo depois as centenas de participantes a cavalo ou em charretes, milords e outros veículos de tração animal para o largo principal da vila em frente à igreja matriz.

Golegã e Alvaiázere (os dois Presidentes de Câmara, de pé, na foto) em vias de geminação. Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Aí procedeu-se à bênção dos romeiros e acompanhantes, este ano feita pelo Padre André Sequeira, de Alvaiázere, localidade com quem Golegã está a trabalhar um acordo de geminação. De Alvaiázere, vieram cerca de duas dezenas de romeiros em representação da Confraria da Ordem do Chícharo, onde não faltou a imagem de Nossa Senhora, patrona da Confraria.

Além da bênção procedeu-se à entronização de novos romeiros, cerca de uma dezena, entre os quais, a presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques.

Coube ao Romeiro-Mor e presidente da Câmara Municipal da Golegã, Veiga Maltez, dar as boas vindas a todos os participantes realçando a presença de romeiros de vários pontos do país e até do estrangeiro.

A Romaria seguiu em direção à Capela de Nª Srª dos Anjos, passou pela Casa-Estúdio Carlos Relvas, Torre de D. Manuel I, Quinta da Labruja, regressando ao largo do Arneiro onde decorreu o almoço.

Romaria a São Martinho, ExpoÉgua, Golegã

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 24 de maio de 2019

Nesta edição da ExpoÉgua, que prossegue até domingo, dá-se início às Comemorações dos 500 anos do Foral concedido à Golegã, em 1520, por D. Manuel I, facto que foi assinalado no percurso da Romaria com a passagem pela Torre com a denominação do monarca.

Integraram a peregrinação representantes das coletividades do concelho da Golegã, da Santa Casa da Misericórdia e de outras entidades, numa expressão da cultura local de um concelho onde o cavalo é o ícone principal.

Novidade na ExpoÉgua deste ano é o ‘Encontro dos Vinhos do Tejo’ que decorre no Clube do Criador, espaço exterior do Picadeiro Lusitanus, no Largo do Arneiro.

Até domingo, as atividades sucedem-se e passam pelo Concurso Nacional Expoégua, Campeonato Nacional Inter Escolar de Equitação, Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho, Campeonato Nacional de Horseball, Concurso de Atrelagem Regional e apresentação da Associação das Amazonas de Portugal, entre outras.

Este ano, outro atrativo é a presença da televisão, com a TVI a transmitir da capital do cavalo os programas Masterchef e Somos Portugal.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome