Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Golegã | Escultura “A Investida” transferida para a nova rotunda

A escultura de um toiro, que estava meio escondida junto ao quartel da GNR da Golegã, foi transferida para a nova rotunda construída no âmbito da empreitada de reabilitação da Via Circular Externa (VCE), conhecida como Estrada de São Miguel.

- Publicidade -

É uma obra escultórica da autoria do goleganense Rui Fernandes que, segundo a Tertúlia “A Fenomenal”, representa o toiro “Azeitono”, com ferro de D. Rafael da Cunha, ganadaria que pastou na Quinta da Brôa nos finais do Sec. XIX e inícios do Sec. XX. 

A escultura denomina-se “A Investida” e simboliza esse primeiro toiro de uma ganadaria portuguesa lidado em Madrid no ano de 1854.

- Publicidade -

Quem passasse na EN243, circular da Golegã, não podia deixar de reparar na escultura em tons dourados no cimo de um pedestal à beira da estrada.

Depois de retirada do local, a escultura foi alvo de alguns retoques e uma pintura para lhe dar um ar mais natural, obra que agora pode ser apreciada sob um pedestal em pedra com o brasão do concelho, na estrada que liga Golegã a Riachos.

 

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome