“Comer e mexer para a Saúde ter! Prevenção da obesidade Infantil no 1º Ciclo” é o título do projeto que o Agrupamento de Escolas Golegã, Azinhaga e Pombalinho apresentou à Missão Continente e que resultou num donativo de 22 mil euros. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Unidade de Cuidados Continuados da Chamusca/Golegã, a Escola Superior de Saúde de Santarém e a Câmara Municipal da Golegã.
Com ele pretende-se a capacitação das crianças do 1º ciclo (que são no total 151) na “adoção de estilos de vida saudáveis e criação de condições organizacionais favoráveis à saúde”, conforme se pode ler na sinopse do projeto.
Na prática, com aquela verba vai ser possível instalar um circuito de atividade física no exterior da escola. Está prevista a aquisição de equipamentos, a implementação da ida para a escola de bicicleta ou a pé, a aquisição de materiais e workshops para apoio das sessões lúdicas, teóricas ou práticas, bem como consultas de nutrição.
O programa Missão Continente 2019/20 selecionou 10 projetos nacionais que se focam na prevenção da obesidade infantil e pelos quais é distribuído 167 mil euros, angariado através da venda de presentes solidários dos Angry Birds durante o último Natal.
O projeto da Golegã foi o único premiado no distrito de Santarém.